Ivo Holanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ivo Holanda
Nome completo Ivo Holanda de Barros
Nascimento 22 de junho de 1935 (79 anos)
Herculândia, SP
Ocupação Ator e humorista

Ivo Holanda de Barros (Herculândia, 22 de junho de 1935) é um ator e humorista brasileiro, famoso principalmente por suas participações em pegadinhas do Programa Silvio Santos e Topa Tudo por Dinheiro nas décadas de 80 e 90 – quadros nos quais Ivo Holanda geralmente apanhava de suas vítimas, tendo muitas vezes que ser socorrido pela produção. Ivo trabalhou também em outros programas da televisão brasileira, como Viva a Noite de Gugu Liberato e no programa do Chacrinha. Ivo é considerado o maior ator brasileiro quando o assunto são pegadinhas de televisão. Silvio Santos às vezes referia-se a Ivo como o homem "que gosta de apanhar" ou como "saco de pancadas do SBT".

Iniciou sua carreira como ator no teatro amador em apresentações da Paixão de Cristo na periferia de São Paulo.[1] Depois desempenhou pequenos papéis em filmes de pornochanchada na década de 70 e atuar no circo. No início da carreira se apresentava em diversos programas de calouro imitando o cantor Vicente Celestino.

Atualmente, ele tem um contrato vitalício com o SBT assinado em 2011.

É pai da ex-assistente de palco e atriz Fernanda Spadotti.

Referências

  1. Rei da pegadinha, Ivo Holanda segura ibope do SBT Caderno Ilustrada - Jornal Folha de São Paulo