Izaya, o Pai Celestial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Izaya, o Pai Celestial
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição The New Gods #1 (Fev. de 1971)
Criado por Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Izaya
Espécie Deus de Gênese
Terra natal Nova Gênese
Afiliações Novos Deuses
Ocupação Divindade
Conselheiro
Base de operações Nova Gênese
Parentesco Scott Free (filho biológico)
Órion (filho adotivo)
Situação presente Extinguido em A Morte dos Novos Deuses (2008)
Codinomes conhecidos O Herdeiro
Habilidades Domínio da Fonte, Imortalidade, Sabedoria extrema, Telepatia.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Izaya, o Pai Celestial ou somente Pai Celestial é um personagem fictício da DC Comics, criado por Jack Kirby. Izaya é o líder espiritual do planeta Nova Gênese e o pai de todos os Novos Deuses, caracterizando-se como um influente defensor da paz entre os povos. A história mais conhecida do Pai Celestial é sobre a aliança de paz que ele fez com o líder de Apokolips, Darkseid, trocando seu filho Scott Free por Órion.

O Pai Celestial se identifica culturalmente com o deus grego Zeus por suas características físicas, e certas vezes com Odin, o Pai dos Deuses.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Como todos da raça dos Novos deuses, Izaya é imortal. Seu principal instrumento é o Bastão Maravilhoso, que tem o formato de um cajado de pastor. Com este apetrecho, Izaya é capaz de se comunicar com A Fonte, uma força misteriosa que o possibilita ter precognições. Com permissão da Fonte, Izaya pode ter acesso a qualquer poder imaginável, mas o faz com extrema moderação para não abalar a ordem fundamental do Universo.

História[editar | editar código-fonte]

O maléfico Darkseid, usa Izaya em seu esquema para obter o controle de Apokolips. Sob a identidade de seu tio, Steppenwolf, Darkseid tenta matar Izaya e sua esposa. Entretanto, Darkseid, intencionalmente, não consegue cumprir a tarefa forçando Izaya a se vingar de Steppenwolf. Após a morte de Steppenwolf por Izaya, Darkseid se tornou o líder de Apokolips.

Para promover a paz entre Nova Gênese e Apokolips, Izaya propôs a Darkseid uma troca de seus filhos biológicos como pacto de paz. Izaya criou Órion como seu filho legítimo e ele se tornou o maior e mais lendário guerreiro de Nova Gênese, porém Darkseid rompe o pacto e Scott Free foge de Apokolips.

Morte e Reino do Amanhã[editar | editar código-fonte]

O Pai Celestial faleceu na saga chamada "A Morte dos Novos Deuses". Desde sua morte, o espírito de Izaya tem servido como membro da Quintessência, um conselho de poderosas entidades cósmicas que observam os acontecimentos do Universo.

Em Reino do Amanhã, Izaya deve participar de uma ordem de poderosos seres conhecidos como a Quintessência. O Pai Celestial deverá ressurgir no século XXX, onde irá ajudar a Legião dos Super-Heróis a frustrar os planos de um renascido Darkseid.