Izvestia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Selo soviético em comemoração aos 50 anos de Izvestia.

O Izvestia (russo: Известия) é um jornal russo de alta circulação fundado em São Petersburgo no 1917. Era o Diário Oficial na União Soviética de 1917 até a dissolução da URSS, em 1991.[1]

A palavra "Izvestia", em russo significa "entregar mensagens", derivado do verbo izveshchat ("informar", "notificar"). No contexto dos jornais é geralmente traduzido como "notícia" ou "relatórios".

Origem[editar | editar código-fonte]

O jornal começou como o jornal dos Soviet de Petrogrado em 13 de março 1917 em Petrogrado.[2] Inicialmente, o papel expressava o ponto de vista dos mencheviques e do Partido Socialista Revolucionário.

Em agosto de 1917 mudou o título para Comité Executivo Central de Todas as Rússias e em outubro de 1917 tornou-se o Jornal do Comitê Central Executivo dos Deputados Sovietes e Militares.

Após o Segundo Congresso dos Sovietes, o Izvestia tornou-se o jornal oficial do governo.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Apos a dissolução da União Soviética o jornal passou sob o controle de uma empresa de Vladimir Potanin, que tinha fortes laços com o governo.[3] Em 3 de junho de 2005, o controle acionário da Izvestia foi adquirido pela empresa estatal Gazprom que controla também a NTV, uma das maiores redes televisivas da Russia.[4]

Referências

  1. Izvestiia Digital Archive 1917-2010. Online acesso (pdf). Página visitada em 14 de abril de 2014.
  2. Louis Aragon et André Maurois, Les Deux Géants. Histoire des États-Unis et de l'URSS de 1917 à nos jours. Tome 3 : Histoire de l'URSS de 1917 à 1929, Paris, Éditions du Pont Royal, 1963, p. 40.
  3. Ver (em inglês) Artigo da globalsecurity.org
  4. Ver (em inglês) Artigo da globalsecurity.org 3 de junho de 2005, acessado em 15 de abril de 2014

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Izvestia
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.