Józef Bilczewski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São José Bilczewski
Monumento a José Bilczewski na Catedral Latina de Lviv
Nascimento 26 de abril de 1860 em Wilamowice, Polônia
Morte 20 de março de 1923 em Lviv, Ucrânia
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 26 de junho de 2001, Wilamowice por Papa João Paulo II
Canonização 23 de outubro de 2005, Roma por Papa Bento XVI
Festa litúrgica 20 de março
Gloriole.svg Portal dos Santos

José Bilczewski (em ucraniano Йосип Більчевський), (Wilamowice, 26 de abril de 1860Lviv, 20 de março de 1923), foi um Arcebispo católico da cidade de Lviv. Ucraniano, foi professor de teologia da Universidade de Lviv e reitor da mesma. Desde 2005, é venerado como santo na Igreja Católica Apostólica Romana.

Infância[editar | editar código-fonte]

Era o primeiro dos nove filhos de Francisco e Ana Fajkisz, uma família de camponeses, onde desde cedo aprendeu as orações e as primeiras noções do catecismo, fazendo nascer nele a fé viva que o acompanhará durante toda a vida.

Juventude e Sarcerdócio[editar | editar código-fonte]

Em 1872, terminados os estudos primários, os pais mandaram José ao ginásio na cidade de Wadowice, onde muitos anos mais tarde estudou também João Paulo II. Ele dedicou-se com muito empenho aos estudos, obtendo ótimos resultados. Nesse período participava quotidianamente e com devoção nas celebrações na igreja paroquial e decidiu entrar no Seminário Diocesano de Cracóvia, onde desenvolveu ainda mais o espírito de devoção, aprofundando a sua formação humana e espiritual. Recebeu a Ordenação sacerdotal a 6 de Julho de 1884. Depois de um ano de trabalho pastoral com grande zelo e dedicação foi enviado a prosseguir os estudos primeiro em Viena, e em seguida, em Roma e Paris. Trabalhou durante muito tempo como professor de Dogmática Especial na Universidade de Lviv. Foi nomeado Arcebispo de Lviv para o rito latino em 17 de Dezembro de 1900 e recebeu a Ordenação episcopal a 20 de Janeiro de 1901.

Ele hauria este amor universal do Coração de Jesus, do qual aprendeu não só a mansidão, a humildade e a bondade, mas também a paciência nas provações que enfrentou. Faleceu na sua Arquidiocese, no dia 20 de Março de 1923, depois de se ter preparado santamente para a morte, que ele soube acolher com paz e submissão, como sinal da vontade de Deus.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Józef Bilczewski