Júlio Bozano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Júlio Bozano
Nome completo Júlio Rafael de Aragão Bozano
Nascimento 8 de novembro de 1936 (78 anos)
Rio Grande do Sul, Brasil
Fortuna Estável US$ 1,3 bilhão (2012)[1]
Ocupação Empresário

Júlio Rafael de Aragão Bozano (8 de novembro de 1936) é um empresário brasileiro nascido no Rio Grande do Sul. É listado pela revista Forbes como um dos homens mais ricos do mundo.[2] [3] [4]

Nos anos 60 fundou com o economista e ex-ministro da Fazenda Mário Henrique Simonsen aquele que viria a ser o maior banco de investimentos do país, o Bozano, Simonsen - modelo para outras instituições como o Banco Garantia e o Banco Pactual.

Nos anos 90 adquiriu de uma só vez várias participações em empresas nos leilões de privatização - Usiminas, Companhia Siderúrgica Tubarão, Cosipa, Banco Meridional e a Embraer.

Bozano é um dos 17 brasileiros listados no ranking das pessoas mais ricas do mundo pela revista Forbes, com patrimônio estimado em 1,6 bilhão de dólares. Chegou a ter sob seu controle 40 companhias, com faturamento anual somado de 1,8 bilhão de dólares, reunidas sob a holding Cia Bozano, Simonsen.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Do seu primeiro casamento com a socialite Iza Bozano teve a filha Patrícia Bozano, que cuida dos negócios da familia. Bozano é um grande entusiasta do turfe nacional sendo o proprietário do maior haras de criação de cavalos de corrida do Brasil, o Haras Santa Maria de Araras.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.forbes.com/profile/julio-bozano/
  2. The Europa World Year Book, 1989 1991 32nd - 1991- Page 560 "Pres. Júlio Rafael de Aragão Bozano"
  3. The Europa year book - Volume 2 - Page 558 Europa Publications Limited - 1988 -investment bank catering for medium- and long-term capital requirements, mergers, acquisitions; cap. 96.6m., dep. 704.7m. (Dec. 1985); Pres. Júlio Rafael de Aragão Bozano; "
  4. Istoé dinheiro nr. 378-382 p34 2004 " "empresário Júlio Bozano, um dos mais ricos... é a fortuna estimada de Júlio Bozano"
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.