Johann Simon von Kerner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de J.Kern.)

Johann Simon von Kerner, ( 1755 - 1830 ) foi um botânico alemão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi professor de botânica na "Hohen Carlsschule" de Stuttgart, e um dos mestres do naturalista Georges Cuvier (1769-1832). Ele mesmo redigiu e ilustrou numerosas obras de botânica aplicadas à economia.

Entre 1803 e 1815, publicou uma obra histórica em francês sobre a vinha sob o título Le Raisin: ses espèces et variétés dessinées et colorées d'après nature, comportando uma série de doze pranchetas de ilustrações feitas por ele mesmo. Como foi igualmente o autor de várias obras sobre a vinificação, lhe é atribuido, sem razão, a descoberta e o nome da videira alemã "Kerner". Na realidade, esta videira deve o seu nome a um homônimo contemporânio, o poeta e médico Justinus Kerner (1786-1862) que viveu em Weinsberg, perto do "Instituto Estadual de Pesquisa sobre Vinificação", onde ele e equipe obtiveram em 1929, a videira Kerner a partir do cruzamento das videiras Trollinger e Riesling.

Este cientista descreveu três variedades de salgueiros, duas espécies de gerânios e uma strelitzia. Estudou e deu o nome científico da Raphanus sativus variedade niger (Mill.) J.Kern.).

O gênero Kernera da família das Brassicaceae foi nomeado em sua homenagem

Fonte[editar | editar código-fonte]