J. C. Schütz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johan Christher Schütz
Foto:
Informação geral
Nome completo Johan Christher Schütz
Também conhecido(a) como J.C. Schütz,
Peacebird
Nascimento 1976
País Suécia
Gênero(s) Bossa nova, Soul, MPB, Jazz, Pop
Instrumento(s) Violão, cavaquinho, piano e percussão
Período em atividade 2004 — presente
Influência(s) Tom Jobim
Chet Baker
John Martyn
Página oficial http://www.jcschutz.com

Johan Christher Schutz, nascido em 1976 é um cantor, músico e compositor sueco. A sua música é uma mistura de jazz, bossa nova, soul, MPB e pop, e ele é talvez o único artista sueco que as vezes toca o cavaquinho, em CDs e shows, desde o CD Blissa Nova de 2007.

Schütz fez o seu primeiro tournée no Japão em 2007 e também faz música para filmes. Em 2011 completeu o seu primeiro musical.

Outras artistas gravaram versões das músicas de Schütz. Aline de Lima gravou para seu segundo CD Açaí, a música Som om ingenting har hänt (Como se nada aconteceu), e a cantora japonesa Toki Asako gravou Let the sunlight in para seu disco Touch de 2009.

Lançou o seu primeiro CD Passion em 2004, uma viagem de exploração de bossa nova e jazz.

O segundo CD Blissa Nova se tornou mais ao música do Brasil, e também tinha uma participação especial da cantora brasileira Aline de Lima) no dueto This Sadness (Tristeza do Luiz Bonfá), onde Schütz canta a letra em Inglês e de Lima canta a letra original em Português. O CD também tinha versões em Inglês das músicas Eu vim da Bahia (Gilberto Gil), Pra que Chorar (Vinicius de Moraes/Baden Powell) e duas músicas suecas.

No terceiro CD C'est La Vie ele experimentou com World music, chanson e rítmos Africanos, ao lado de cantar a maioria das músicas em sueco.

Em 2011 Schütz lançou dois singles de caridade - Peace! (Give the people the power back), para suportar os demonstrações de democracia na África do Norte e Hold on now, para ajudar as vítimas do maremoto do Japão e foi a primeira vez que utilizou o nome da artista Peacebird. No album Peacebird, também lançado em 2011, se distançou um pouco do música brasileira em favor da música de soul e funk.

Beautiful Place, o CD mais recente, é mais acústico, com instrumentos como piano acústico e contrabaixo. É também a primeira vez que ele canta e toca o piano (sem outros instrumentos) numa gravação. A música brasileira foi de novo uma grande inspiração.

Lançou em 2014 um dueto com a cantora brasileira Vanessa Pinheiro, I Guess It's Ok (Vai ficar tudo bem).

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Beautiful Place (2013)
  • Peacebird (2011)
  • C'est La Vie (2009)
  • Blissa Nova (2007)
  • Passion (2004)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]