JAC Motors

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde junho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jianghuai Automobile Co., Ltd

安徽 江淮 汽车 股份有限公司

Logo jac.jpg
Tipo pública
Indústria Automobilística
Fundação 1964
Sede Hefei, Anhui  China
Produtos Automóveis
Página oficial Site oficial

A JAC Motors ou Jianghuai Automobile Co. Ltd (em chinês: 安徽 江淮 汽车 股份有限公司) é uma empresa chinesa fabricante de automóveis e chassis de ônibus e caminhões. Em 2012, produziu 445.000 unidades.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1964, na China, sob o nome Jianghuai Automobile Co. Ltd.,[1] dedicava-se inicialmente à produção de caminhões. Atualmente, produz veículos que atendem aos diversos segmentos do mercado automobilístico.

A empresa mantém um centro nacional de pesquisa e desenvolvimento em Hefei e, em 2005, inaugurou seu primeiro centro internacional em Turim. Posteriormente em 2006, foi inaugurado seu segundo centro internacional de pesquisa em Xangai.

Em 2009, a JAC Motors desenvolveu os modelos como o J3, o J3 Turin, o J5 e o J6 e no primeiro semestre, as vendas alcançaram 180 mil unidades de veículos de todos os tipos[2] , no ano anterior, o total foi de 220 mil unidades e a receita de vendas chegou a US$ 1,3 bilhão[3] .[4]

A marca é considerada uma importante fabricante de chassis de ônibus, caminhões e de veículos comerciais leves na China,e única a possuir tecnologia VVT (Comando Variável de Válvulas) em seus motores desenvolvidos na China, outras marcas como a Toyota já fazem uso desta tecnologia em seus motores há mais tempo.

Uma equipe independente de pesquisa e desenvolvimento foi formada na JAC Motors. Os recursos globais são integrados para construir um sistema por meio de orientação de mercado, introdução, absorção, inovação integrada e inovação aplicada. O objetivo é estimular a capacidade em pesquisa e desenvolvimento própria e independente da empresa.

No Mundo[editar | editar código-fonte]

A JAC Motors foi fundada em 1964. A princípio, dedicasse à produção de caminhões, e hoje possui uma linha de veículos que atendem aos diversos segmentos do mercado automobilístico. Desde que exportou a sua primeira unidade para a Bolívia, em 1990, a JAC se expandiu de uma forma que ninguém esperava. Ao todo, está presente em mais de 100 países da África, América do Sul, América Central, Europa, Ásia e Oceania e já acumula um crescimento de 80% nas vendas por ano.

É a maior produtora de chassis de ônibus, caminhões e de veículos comerciais leves na China, além de líder em vendas para exportação. E a marca ainda conta com um avançado Centro de Tecnologia, mais o JAC Italy Design Center (Turim, Itália) e o JAC Japan Design Center (Tóquio, Japão), ambos centros criativos que desenvolvem novos projetos automotivos, de espaço interior, estrutura e montagem. Tudo para a JAC Motors crescer ainda mais: mais independente, mais do que você esperava.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2010, o Grupo SHC, presidido pelo empresário Sérgio Habib, anunciou parceria com a JAC Motors e será responsável pelo marketing, comercialização, assistência técnica, pós-venda, e distribuição de peças originais da marca. O grupo foi pioneiro, anteriormente, em trazer a marca Citröen para o Brasil.

Era preciso garantir que os veículos passassem por exigentes testes de rodagem. Ao todo foram rodados mais de 1 milhão de km’s com cada modelo. Dessa forma, foi possível realizar acertos de suspensão, acabamento interno, motor e conforto compatíveis com o gosto do brasileiro. Para entrar no concorrido mercado automobilístico nacional, a marca decidiu apostar com uma estratégia arrojada: preço acessível e 6 anos de garantia. O apresentador Fausto Silva (Faustão) foi convidado pela JAC Motors para ser garoto propaganda da marca no país.

Atualmente, são 70 concessionárias, espalhadas por 18 estados e mais de 40 cidades. Essa extensa presença garantiu, em Julho de 2013, o montante de 50.000 unidades vendidas desde o início da operação.

Fábrica no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2011, foi anunciada a instalação da fábrica da montadora chinesa em Camaçari, na Bahia[5] . O grupo SHC participa com 66% do capital, enquanto a estatal chinesa ficará com os 34% restantes dos quase R$ 1 Bilhão investidos no país. Em 28/11/2012, houve lançamento da pedra fundamental da fábrica.

No evento, foi colocado sob a terra[6] um carro do modelo J3; fazendo papel de cápsula do tempo. Mais de duas mil mensagens de funcionários e clientes da empresa, além de fotografias e objetos que serão redescobertos 20 anos após a data.

A inauguração está prevista para fim de 2014. A planta da empresa possui uma área de 5 milhões de metros quadrados, sendo 650 mil metros quadrados de área construída. A previsão é que gere 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. A fábrica possui capacidade de produção de 100 mil veículos anualmente

Patrocínios[editar | editar código-fonte]

Desde sua chegada, a JAC Motors tornou-se incentivadora de diversos projetos no país. .

Em 2012, a marca decidiu patrocinar até 2016, ano das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a seleção brasileira de Rugby[7] . A marca será estampada no uniforme dos jogadores, além de ceder cinco veículos, trocados a cada semestre, para a CBRu – Confederação Brasileira de Rugby.

Ampliando a plataforma de incentivos ao esporte, a JAC Motors anunciou em 2013 uma nova parceria. Desde Março desse ano, a marca patrocina o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.[8] Ao longo da temporada 2013/2014 a montadora dará 8 carros como premiação aos atletas, além de ativação de patrocínio por meio de placas de publicidade, ações promocionais com torcedores e investimento efetivo no esporte.

Modelos comercializados[editar | editar código-fonte]

Estão disponíveis no mercado brasileiro, desde março de 2011, 7 modelos da marca:

  • JAC J3 (Hatch, lançado em Março de 2011. Reestilizado em Junho de 2013);
  • JAC J3 Turin (Sedan, derivado do J3, lançado em Abril de 2011. Reestilizado em Junho de 2013);
  • JAC J6 (Minivan de até sete lugares, lançada em Agosto de 2011);
  • JAC J5 (Sedan Premium, lançado em Março de 2012);
  • JAC J2 (Hatch, lançado em Novembro de 2012);
  • JAC T-140 (Caminhão, lançado em dezembro de 2012);
  • JAC J3 Sport (Hatch Sport, lançado em Março de 2013);
  • JAC T8 (Maxi Van, lançada em Fevereiro de 2014).

Carro Elétrico[editar | editar código-fonte]

No salão de automóvel de São Paulo, em 2010, a JAC Motors deu o primeiro sinal que estava caminhando em direção a um futuro mais sustentável. Nessa edição do evento, a marca expôs um protótipo totalmente elétrico do J5, modelo mais luxuoso da marca comercializado no Brasil.

Em 2013, foi anunciado um acordo entre a montadora chinesa e a norte-americana Green Tech Alliance[9] . A previsão é que a produção dos veículos movidos a energia elétrica seja iniciada até o fim do mesmo ano.

O projeto prevê que a bateria de 19kWh seja capaz de entregar uma autonomia de 161km’s, com um processo de recarga entre 6 e 8 horas. Inicialmente, os 2.000 carros, que estão previstos para fabricação, serão destinados ao mercado estadunidense. No entanto, a idéia é exportar os veículos com tecnologia limpa para outros países. O modelo escolhido para carregar a bandeira de tecnologia aliada a sustentabilidade é o J3 Turin. A Green Tech, atualmente, conta em sua linha apenas com o MyCar, um automóvel de dois lugares. A expansão da linha para um sedan de 5 lugares torna-se natural.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre JAC Motors