Mittetulundusühing Nõmme Kalju Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de JK Nõmme Kalju)
Nõmme Kalju FC
Nome Mittetulundusühing Nõmme Kalju Football Club
Alcunhas FC Hollywood
Roosad Pantrid (Pantera rosa)
Fundação 1997
1923
Estádio Hiiu staadion, Tallinn
Capacidade 500
Presidente Kuno Tehva
Treinador(a) Sergey Frantsev
Patrocinador(a) Unibet
Material (d)esportivo Adidas
Competição Meistriliiga
Website Website
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Nõmme Kalju FC (em estoniano:[nɤmˈme ˈkɑlju] ), vulgarmente conhecido como Nõmme Kalju, ou simplesmente Kalju é um clube de futebol profissional com sede em Nõmme, Tallinn, Estônia, que compete na Meistriliiga, a primeira divisão do futebol estoniano. O clube manda seus jogos no Hiiu Stadium.

Fundado em 1923 e restabelecido em 1997, o clube joga no Meistriliiga desde a temporada de 2008 e nunca foi rebaixado da divisão principal da Estônia. O Nõmme Kalju ganhou dois títulos da Meistriliiga, uma Copa da Estônia e uma Supercopa da Estônia.[carece de fontes?]

História[editar | editar código-fonte]

Fundação e restabelecimento (1923–2007)[editar | editar código-fonte]

O clube de futebol Nõmme Kalju foi fundado em 1923 como uma divisão do Kalju Sports Club por dois lutadores profissionais, Aleksander Šneider e Mart Liiv. A base do clube era o Hiiu Stadium, em Nõmme, e o clube permaneceu ativo até a Segunda Guerra Mundial .

O clube foi restabelecido em 1997 pelo ex-gerente da seleção nacional da Estônia , Uno Piir , Anton Siht e Värner Lootsmann . Nõmme Kalju ingressou no sistema da liga de futebol da Estônia e começou a competir na divisão norte da III liiga . O clube terminou sua primeira temporada em segundo lugar, enquanto Joel Lindpere foi o artilheiro com 13 gols. Nõmme Kalju jogou na III liiga por oito temporadas consecutivas.

Em 2002, Kuno Tehva adquiriu o clube com o objetivo de estabelecer um clube de futebol profissional. O Nõmme Kalju foi promovido para a liiga de terceiro nível II em 2004 e para o segundo nível de Esiliiga em 2005. O Nõmme Kalju terminou sua primeira temporada na Esiliiga em quinto lugar. Em 2007, Getúlio Fredo foi nomeado gerente. Nõmme Kalju terminou a temporada de 2007 em sexto lugar e enfrentou Kuressaare nos playoffs da promoção. O clube perdeu sua primeira partida em casa por 1 a 1, mas venceu a segunda mão fora por 2 a 1 e avançou para a Meistriliiga com gols fora[1].

Primeiro título da liga (2008–2012)[editar | editar código-fonte]

Em preparação para a estreia na Meistriliiga, Nõmme Kalju reconstruiu o time contratando 16 novos jogadores. Nõmme Kalju terminou sua primeira temporada na Meistriliiga em quarto lugar, a apenas um ponto do terceiro lugar, enquanto Ingemar Teever conquistou o título de artilheiro com 23 gols. Em 2009, o clube também estreou na Europa jogando na UEFA Europa League 2009-10 , onde foi derrotado pelo Dinaburg por 1 a 2 no total na primeira rodada da classificação. Nõmme Kalju terminou a temporada de 2009 em quinto lugar. Em 2010, Igor Prins assumiu o cargo de gerente e Nõmme Kalju terminou a temporada de 2010 em quarto lugar. O clube fortaleceu significativamente a equipe principal durante a janela de transferências de inverno de 2010–11, contratando os internacionais estonianos Alo Bärengrub , Tarmo Neemelo , Eino Puri e Kristen Viikmäe . Nõmme Kalju terminou a temporada de 2011 como vice-campeão, sete pontos atrás do campeão Flora , enquanto Tarmo Neemelo marcou 22 gols. Na temporada de 2012 , o Nõmme Kalju conquistou o primeiro título da liga, com 92 pontos[1].

História recente (2013 – presente)[editar | editar código-fonte]

Ao vencer a Meistriliiga, Nõmme Kalju também se classificou para a fase de qualificação da UEFA Champions League de 2013–14 . Nõmme Kalju venceu o HJK na segunda pré-eliminatória por 2-1 na agregação, mas perdeu posteriormente para o Viktoria Plzeň 2-10 na agregação na terceira pré-eliminatória. A equipe não conseguiu defender o título de Meistriliiga na temporada de 2013 , terminando como vice-campeã, apesar de Vladimir Voskoboinikov ter conquistado o título com 23 gols. Nõmme Kalju terminou a temporada de 2014 com um quarto lugar decepcionante, após o qual Igor Prins foi demitido e substituído pelo ex-jogador Sergei Terehhov . Sob Terehhov, a equipe teve um início bem-sucedido, vencendo os primeiros nove jogos da liga e conquistando seu primeiro troféu da Copa da Estônia , derrotando Paide Linnameeskond por 2-0 na final.  Em setembro de 2015, Terehhov renunciou após maus resultados na Meistriliiga, com Getúlio Fredo assumindo o cargo de gerente interino. Nõmme Kalju terminou a temporada de 2015 em terceiro lugar. Em novembro de 2015, foi confirmado que Sergei Frantsev seria contratado como gerente após a temporada.  Sob Frantsev, a equipe terminou em terceiro em 2016 e 2017 , antes de vencer a Meistriliiga pela segunda vez em 2018 sem perder uma única partida.  Em 25 de abril de 2019, Frantsev foi demitido após um início ruim da temporada de 2019 , com Roman Kozhukhovskyi assumindo o cargo de gerente interino, antes de ser contratado permanentemente em 14 de junho. Em dezembro de 2019, Marko Kristal foi nomeado gerente.[carece de fontes?]

Emblema e cores[editar | editar código-fonte]

O emblema original do clube provavelmente foi criado em 1922, quando o Kalju Sports Club foi fundado, embora o autor do emblema permaneça desconhecido. A crista foi refeita pelo artista Martin Lazarev, que preservou todos os elementos históricos, mas deu à crista uma forma e uma forma acabadas.

Os uniformes de Nõmme Kalju são tradicionalmente pretos e brancos. Nos anos 2000, Nõmme Kalju também adotou a cor rosa, levando ao apelido de Pink Panthers.[2]

Ficheiro:Kalju.png
ANTIGO
2014–2015

Títulos[editar | editar código-fonte]

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 1 de agosto de 2018.[3][4]

Goleiros
N.º Jogador
1 Estónia Vitali Teleš Capitão
69 Estónia Henri Perk
96 Estónia Pavel Londak
Defensores
N.º Jogador Pos.
4 Estónia Vladimir Avilov Z
5 Itália Maximiliano Uggè
(vice-capitão)
Z
24 Estónia Kermo Pihelgas Z
44 Brasil William Gustavo Z
2 Estónia Martin Mägi LD
26 Ucrânia Andriy Markovych
(emprestado pelo Karpaty Lviv)
LD
22 Estónia Trevor Elhi LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
6 Estónia Deniss Tjapkin V
7 França Réginald Mbu Alidor V
23 Croácia Marko Brtan V
9 Brasil Nikolai Mašitšev M
16 Estónia Igor Subbotin M
20 Estónia Aleksandr Volkov M
Atacantes
N.º Jogador
11 Brasil Liliu
16 Estónia Jevgeni Demidov
17 Estónia Robert Kirss
21 Estónia Peeter Klein
33 Estónia Rimo Hunt
43 Estónia Kaspar Paur
99 Estónia Alex Matthias Tamm
Comissão técnica
Nome Pos.
Rússia Sergey Frantsev T
Estónia Sergei Terehhov AS
Estónia Valeri Bondarenko AS
Ucrânia Yevhen Stukalov PF
Estónia Pavel Londak
(jogador-treinador de goleiros)
TG
Estónia Juri Belogorotsev MD
Estónia Reigo Jörsi FT

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «History». www.jkkalju.ee (em inglês). Consultado em 31 de maio de 2020 
  2. «Logo and colours». www.jkkalju.ee (em inglês). Consultado em 31 de maio de 2020 
  3. «Nõmme Kalju FC» (em Estoniano). Estonian Football Association. Consultado em 24 de fevereiro de 2018 
  4. «Nõmme Kalju FC». Nõmme Kalju FC. Consultado em 21 de fevereiro de 2018 
Bandeira de EstóniaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol estonianos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.