JV Lideral Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
JV Lideral
Nome JV Lideral Futebol Clube
Alcunhas Trator do Camaçari
Torcedor/Adepto Lideralista
Fundação 30 de abril de 1994 (20 anos)
Estádio Estádio Walter Lira
Capacidade 1.200 pessoas
Presidente Wálter Lira
Treinador Brasil Sandow Feques
Patrocinador Itália Iveco
Brasil Lideral Empreendimentos
Competição Maranhão Campeonato Maranhense da 2ª Divisão
Divisão 2012 Maranhão terceiro lugar
Website JVlideral.com.br
Kit left arm.png Kit body whitesides.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks redhorizontal2.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

JV Lideral Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão. Surgiu como clube profissional no ano de 2008, quando disputou a segunda divisão do Campeonato Maranhense e foi o vice-campeão, perdendo o título para o IAPE. Antes, a equipe disputava apenas o campeonato amador de Imperatriz. Conquistou seu primeiro título em 2009, quando venceu o Campeonato Maranhense de Futebol.

JV significa João Vicente, e são as duas iniciais do nome do filho do presidente e dono do clube, Walter Lira. Suas cores são o amarelo, vermelho e branco. O escudo é inspirado no do Barcelona, e o mascote é um trator  — a empresa Empreendimentos Lideral (e que empresta a razão social ao nome do clube, além de também pertencer ao presidente), que banca o time, é do ramo de terraplanagem.

História[editar | editar código-fonte]

O JV Lideral, fundado no dia 30 de abril de 1994 na cidade de Imperatriz, a segunda mais populosa do Maranhão, e que era conhecido carinhosamente como Trator do Camaçari, nasceu como um clube amador, porém com a missão de ser um clube de futebol profissional, revelando jogadores para o mercado do futebol brasileiro e mundial. Muito mais que isso, ser uma forma de entretenimento a população da cidade e da região Tocantina, atingindo também todo Estado do Maranhão, Pará e Tocantins, tendo hoje como seu Presidente e Proprietário o empresário Walter dos Santos Lira.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O Centro de Treinamento do JV Lideral está situado a 8 km do centro da cidade de Imperatriz-MA, a 10 minutos do aeroporto local. Possui uma área de 19,8 ha, e é composta por 2 campos de futebol, uma quadra de areia para fortalecimento dos atletas, alojamento para 40 atletas, vestiários, refeitório, área de lazer e jogos, um centro de recuperação intensivo com todos equipamentos de fisioterapia de última geração, 1 ônibus de viagem para longas distancias, 1 micro ônibus para pequenas distâncias. Para o ano de 2009 iniciaremos a construção de mais 3 campos de futebol, academia completa, construção dos escritórios do clube e ampliação dos alojamentos para as categorias de base.

Copa do Brasil 2010[editar | editar código-fonte]

O JV Lideral estreou em competições nacionais enfrentando a Ponte Preta pela Copa do Brasil 2010, no Estádio Panelão, a partida acabou empatada em 0 a 0. No jogo de volta, realizado em Campinas, no Estádio Moisés Lucarelli, a equipe acabou derrotada por 4 a 0, sendo eliminada da competição.

A desistência e a volta em 2012[editar | editar código-fonte]

Antes do inicio do Campeonato Maranhense de 2011, o presidente do Lideral, Walter Lira, anunciou que a equipe estava abandonando a disputa da competição, encerrando prematuramente uma trajetória de 16 anos. Em 2012, o clube retorna às atividades participando do Campeonato Maranhense da Segunda Divisão, ficando em terceiro lugar.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Outras conquistas[editar | editar código-fonte]

Destaque[editar | editar código-fonte]

Participações em competições nacionais[editar | editar código-fonte]

Desempenho em competições[editar | editar código-fonte]

Maranhão Campeonato Maranhense - 1ª divisão[editar | editar código-fonte]

Ano Posição
2009 (campeão)
2010

Maranhão Campeonato Maranhense - 2ª divisão[editar | editar código-fonte]

Ano Posição
2008 (vice-campeão e promovido)
2012 (terceiro lugar)

Maranhão Taça Cidade de São Luís[editar | editar código-fonte]

Ano Posição
2009

Brasil Copa do Brasil[editar | editar código-fonte]

Ano Posição
2010 46º

Ligações externas[editar | editar código-fonte]