JWT

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

JWT (ou J. W. Thompson) é uma agência de publicidade multinacional, de origem americana, fundada em 1864 por William James Carlton, e modificada por James Walter Thompson em 1877 para J. Walter Thompson Company (até 2005). É a mais antiga agência de publicidade do mundo. Em sua cartela de clientes constam as empresas HSBC, DTC. Ford, Nestle, Shell, Pfizer e Vodafone, entre outras.

Depois de ter fundado com Fernando Pessoa a Empresa Nacional de Publicidade (em 1925, com capital da Ford), em 1926 e na dependência da agência de Madrid, Manuel Martins da Hora tornou-se representante em Portugal da JWT, tendo como colaborador o escritor.[1] Pessoa (1888-1935) viveu a sua infância e juventude em Durban, na antiga colónia inglesa do Natal, onde o seu padrasto foi cônsul de Portugal. Terminado o curso liceal, o jovem estudou também na Escola Comercial de Durban, falando e escrevendo Inglês correctamente.

A relação de Fernando Pessoa com a publicidade foi longa: regressado a Lisboa em 1905, para estudar diplomacia, abandonou os estudos em 1907, iniciando a sua actividade profissional como estagiário na também americana R. G. Dun & Company, uma empresa de informações comerciais (actualmente D&B, Dun & Bradstreet). A célebre frase publicitária para a marca Coca-Cola, "primeiro estranha-se, depois entranha-se", atribuída por Luiz Moitinho de Almeida a Fernando Pessoa, é possível que tenha sido criada pelo escritor por volta de 1928, no âmbito da sua colaboração com a JWT.[2]

Em 1929, a JWT foi a primeira agência internacional de publicidade a instalar-se no Brasil, sendo pioneira na introdução da fotografia nos anúncios, na realização da primeira pesquisa de mercado, e em várias atividades na jovem televisão brasileira. Desde a sua fundação, tem sido responsável pelo atendimento de marcas líderes de mercado. Entre elas, estão parcerias de longa data com empresas como a Unilever (desde 1967), a Nestlè (desde 1957) e a Warner Lambert (desde 1973).

A JWT instalou-se em Portugal em 1970, ainda como dependência da agência Latina (Latina Thompson Associates) mas fechou em 1974, após o 25 de Abril. Regressou em 1981 como J. Walter Thompson.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Recordando Fernando Pessoa", entrevista de Gina de Freitas a Manuel Martins da Hora na revista EVA, Natal de 1971.
  2. Luiz Moitinho de Almeida, Algumas notas biográficas sobre Fernando Pessoa, Setúbal, 1954.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Website da JWT
Website da JWT Brasil

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Luiz Moitinho de Almeida, Algumas notas biográficas sobre Fernando Pessoa, Setúbal, 1954.
  • Gina de Freitas, "Recordando Fernando Pessoa", in EVA, n.º 1881, Natal de 1971.
  • António Mega Ferreira, Fazer Pela Vida: um retrato de fernando Pessoa o empreendedor, Lisboa, Assírio & Alvim, 2005.