Jabba the Hutt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jabba
Personagem de Star Wars
Nascimento 600 ABY, Nal Hutta
Falecimento 4 DBY, Tatooine
Espécie Hutt
Cabelo Calvo
Olhos Negros
Actividade(s) Gângster
Afiliações Império Galáctico
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Jabba the Hutt (Jabba, o Hutt, cujo nome completo é Jabba Deslijic Tiure) é um personagem fictício da saga de space opera do diretor norte-americano George Lucas, Star Wars. É apresentado como um gângster alienígena corpulento e com formato de lesma, [1] também já descrito como a de um sapo ou até mesmo o Gato de Cheshire,[2] que serve como antagonista menor durante a primeira fase da série por ser credor de Han Solo.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Jabba é mencionado já no primeiro filme da série, Uma Nova Esperança, como o credor de Han Solo que manda o mercenário Greedo para lidar com o fato de Solo ter jogado fora a carga ilegal de Jabba diante de uma barreira alfandegária de cargueiros imperiais. Na edição especial do filme lançada em 1997, uma cena cortada do filme original acrescenta um Jabba digital falando com Solo antes deste sair de Tattooine na Millennium Falcon.

A primeira aparição física de Jabba é em O Retorno de Jedi, no qual Luke Skywalker lidera uma equipe que tenta resgatar Solo - mandado congelado em Carbonita por Boba Fett no final do filme anterior - do palácio de Jabba em Tattooine. É mostrado abusando de diversos de seus subordinados, e raptando a Princesa Leia para usá-la como escrava sexual. Enquanto Luke e Lando Calrissian atacam os guardas de Jabba, Leia o estrangula com as mesmas correntes que a mantém presa na nave.

Em The Phantom Menace, Jabba pode ser visto dando início à corrida de pods vencida por Anakin Skywalker.

No filme animado Star Wars: The Clone Wars, o filho de Jabba, Rotta, é salvo por Anakin e Ahsoka Tahno para garantir que o Hutt ajude a República.

Na primeira aparição, Jabba era um boneco animatrônico desenhado por Phil Tippett e Stuart Freeborn, manipulado por seis titiriteiros e com a voz de Larry Ward - que desenvolveu a língua Huttesa com o sonoplasta Ben Burtt, e também dublou Greedo no filme original. Na cena originalmente cortada de Uma Nova Esperança, Jabba era o ator Declan Mulhouland com um casaco peludo, substituído por um Jabba em computação gráfica (que ainda assim foi substituído por uma versão mais similar ao Jabba de O Retorno de Jedi para o DVD em 2004), mesma técnica usada para o original. Em The Clone Wars, Jabba é dublado por Kevin Michael Richardson.

Outros[editar | editar código-fonte]

Além dos filmes, Jabba, o Hutt também é citado na literatura da série, onde também é conhecido pelo seu nome completo, Jabba Desilijic Tiure.[3]

Referências

  1. Crítica na revista Time, 23 de maio de 1983; visitado em 26 de novembro de 2008.
  2. Ebert, Roger. RogerEbert.com Crítica, Chicago Sun-Times, 25 de maio de 1983; visitado em 3 de julho de 2006.
  3. "Jabba Desilijic Tiure (Jabba the Hutt)", in Sansweet, Star Wars Encyclopedia, pp. 146–147.

Links[editar | editar código-fonte]

{{Navbox |titlestyle = |groupstyle = |name = Star Wars |state = autocollapse |title = Star Wars |above =

| group1 = Filmes principais | list1 =

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.