Jaburu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a residência oficial do vice-presidente do Brasil, veja Palácio do Jaburu.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTuiuiú

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ciconiidae
Género: Jabiru
Espécie: J. mycteria
Nome binomial
Jabiru mycteria
Linchtenstein, 1819
Distribuição geográfica

Em pleno voo, a ave atinge uma envergadura de quase três metros.

O jaburu (Jabiru mycteria), também conhecido como tuiuiú, tuiuguaçu, tuiú-quarteleiro, tuiupara, rei-dos-tuinins, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), cauauá (no Amazonas), jabiru (na região Sul do Brasil) e jabiru-americano,[1] é uma ave ciconiforme da família Ciconiidae.[2] É considerado a ave-símbolo do Pantanal e pode ser encontrado desde o México até o Uruguai, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Os termos "jaburu" e "tuiuiú" provém do tupi îaburu e tuîuîu, respectivamente.[3] "Tuiuguaçu" formou-se a partir da junção de "tuiuiú" e do sufixo de origem tupi -gûasu, "grande". "Tuiupara" é de origem desconhecida.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O tuiuiú ou jaburu é uma ave pernalta, tem pescoço nu e preto e, na parte inferior, o papo também nu mas vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta e a ave chega a ter 1,4 metro de comprimento e pesar oito quilogramas. A envergadura (a distância entre as pontas das asas abertas) pode chegar a quase três metros. O bico tem trinta centímetros, é preto e muito forte. O dimorfismo sexual é bem acentuado, com a fêmea sendo, geralmente, entre 20 a 25% menor e menos pesada que o macho. Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal.

O habitat do jaburu são as margens dos rios, em árvores esparsas.[2] A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos, com a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes junto a garças e a outras aves. A fêmea põe de dois a cinco ovos brancos.

Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.

Pelagem flavística[editar | editar código-fonte]

Flavismo é a ausência parcial de melanina, seja a feomelanina (pigmento vermelho ou alaranjado) ou a eumelanina (pigmento preto ou castanho). O indivíduo que apresenta flavismo tem coloração diluída, como é o caso de alguns jaburus.

Referências

  1. Allen, Robert Porter (1980). O Grande Livro das Aves. [S.l.]: Editorial Verbo. p. 27 
  2. a b Ber van Perlo (2009). A Field Guide to the Birds of Brazil. [S.l.]: Oxford University Press. 480 páginas. ISBN 019974565X 
  3. Navarro, Eduardo de Almeida (2013). Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo: Global. ISBN 9788526019331 
Ícone de esboço Este artigo sobre animais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Detalhe para o ninho com mais de 1 metro de diâmetro - MS