Jacamim-das-costas-verdes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaJacamim-das-costas-verdes
PsophiaObscuraKeulemans.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Psophiidae
Género: Psophia
Espécie: P. viridis
Nome binomial
Psophia viridis
Spix, 1825

O jacamim-das-costas-verdes (Psophia viridis) é uma ave gruiforme pertencente à família Psophiidae (jacamins).

É uma ave de médio porte, com cerca de 49 cm de comprimento e 46 de altura, pesando cerca de 1,1 kg. O jacamim-das-costas-verdes é uma espécie endêmica do Brasil e pode ser encontrado na região amazônica compreendida entre a margem direita do rio Madeira e o Maranhão, estendendo-se para o sul até o norte de Mato Grosso.

O jacamim-das-costas-verdes habita florestas úmidas ao nível do solo, sendo comum em regiões bem preservadas, onde não há caça. É uma ave gregária, que vive em bandos de dimensão variável (até a algumas dezenas de elementos), chefiados por um líder.

A sua alimentação é onívora e baseia-se em insetos vários, centopeias, sementes, frutos e pequenas serpentes, que caça ciscando a folhagem caída no chão. Quando tem oportunidade, consome também carniça, o que faz com que seja conhecido também como urubu-do-chão e urubu-da-terra, no Pará. Quando assustado, o jacamim-das-costas-verdes voa para galhos próximos, e daí para o alto das árvores. Dorme empoleirado.

Faz ninho em buracos espaçosos no alto das árvores, pondo ovos arredondados, de cor branca, cujo período de incubação dura em torno de 27 dias. O macho é um pouco menor do que a fêmea. Conhecido também como jacamim-verde. Em tupi o termo jacamim significa "o que tem cabeça pequena".