Jacana-africana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaJacana-africana
African Jacana (Actophilornis africanus).jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Jacanidae
Género: Actophilornis
Espécie: A. africana
Nome binomial
Actophilornis africana
(Gmelin, 1784)
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição

A jacana-africana (Actophilornis africana) é uma ave da família Jacanidae, que pode ser encontrada na África sub-saariana. Habita todos os tipos de lagoas e lagos interiores, zonas pantanosas e margens de rios, desde que haja vegetação aquática abundante.

Esta jacana é uma ave de médio porte, com 25 a 30 cm de comprimento. A plumagem é colorida, castanha no corpo, amarela na área do peito, preta na zona posterior do pescoço e cabeça e branca nas faces e garganta. O bico e escudo frontal são de cor azul-acinzentada. As patas esverdeadas são longas e terminam em dedos muito compridos, provido de garras rectilíneas. Os olhos são castanhos-escuros. As remiges primárias, visíveis apenas em vôo, são pretas.

A jacana-africana pode ser encontra isolada, ou em grupos de dimensões variáveis. É excelente nadadora, mas também consegue correr com rapidez sobre a vegetação aquática, principalmente em zonas de nenúfares. Alimenta-se de insectos, moluscos, crustáceos e bolbos de plantas aquáticas.

A época de reprodução decorre ao longo de todo o ano nos trópicos, e entre Outubro e Abril no Sul de África. Durante este período, as aves perdem as penas de vôo e a capacidade de voar. A jacana-africana é uma espécie de hábitos poliândricos. As fémeas são muito territoriais e defendem a sua área de postura com agressividade. Dentro do seu território, acasala com diversos machos e realiza uma postura com cada um. O macho constrói um ninho flutuante com vegetação aquática e incuba sozinho 4 a 5 ovos ao longo de 24 a 26 dias. Durante a incubação, o macho raramente abandona a postura e protege os ovos da humidade do ninho dobrando as asas debaixo do corpo. Os juvenis chocam muito precoces e em poucos dias são capazes de nadar e mergulhar. Os cuidados parentais são da responsabilidade do macho apenas, e ocupam cerca de dois meses. Ao longo deste período, os juvenis estão sempre muito próximos do progenitor e escondem-se debaixo das suas asas quando se sentem ameaçadas.

A jacana-africana é um residente comum na sua área geográfica e não se encontra em risco de extinção.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2004). Actophilornis africana. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 25.10.2007.
  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund