Jacinto Cormier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beato Jacinto Cormier, O.P.
Foto de 1908 do Beato Jacinto Cormier, sentado no meio.
Mestre-geral da Ordem dos Pregadores
Nascimento 8 de Dezembro de 1832 em Orléans, França
Morte 17 de dezembro de 1916 (84 anos) em Roma, Itália
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 20 de novembro de 1994, Roma, Itália por Papa João Paulo II
Festa litúrgica 21 de maio
Gloriole.svg Portal dos Santos

Jacinto Cormier (em francês: Hyacinthe-Marie Cormier), O.P., foi um frade Mestre-geral da Ordem dos Pregadores (dominicanos) entre 1904 e 1916.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Orléans, na França, em 1832, sendo ordenado sacerdote em 1856 e entrou na Ordem dos Pregadores um mês a sua ordenação. Manifestando uma profunda vida espiritual, não foi contudo aceite aos votos definitivos dada a sua frágil saúde tendo-a apenas realizado passados dois anos, com expressa autorização de Roma.

Foi mestre de noviços em Corbara, na Córsega, após o que foi eleito prior do convento local, e em 1862 primeiro Provincial da restaurada Província de Tolosa. De 1865 a 1891 foi por três vezes prior provincial. Em 1881 enviou frades para missionarem no Brasil. Em 1891 foi escolhido como sócio do novo Mestre-Geral e em 1896 como Procurador Geral da sua Ordem.

Foi eleito Mestre Geral e 1904 quando contava já 72 anos. Durante dois anos tentou que Pio X aceitasse a sua renúncia, mas o Papa sempre o convenceu a não o fazer. Visitou as Províncias de Itália, Aústria, Holanda e Alemanha, e apenas por razões de saúde não foi aos Estados Unidos da América. Restaurou as províncias da Boémia, Sicília, Colômbia e Aragão. Criou as novas províncias do Canadá e California. Fundou o Colégio Angellicum em Roma. Em 1907 apresentou um novo plano de estudos filosóficos e de teologia. Agregou à ordem 32 congregações de irmãs religiosas de vida activa e foi co-fundador de duas.

Após o final do seu mandato, retirou-se para o Convento de S. Clemente e faleceu a 13 de Dezembro de 1916.

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.