Jacinto Machado de Bittencourt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jacinto Machado Bittencourt)
Jacinto Machado de Bittencourt
Jacinto Machado de Bittencourt
Nome completo Jacinto Machado de Bittencourt
Dados pessoais
Nascimento 21 de julho de 1807
Florianópolis, Santa Catarina
Morte 4 de abril de 1869
Assunção, Paraguai
Nacionalidade brasileiro
Cônjuge Ana Maurícia Da Silva Bittencourt
Progenitores Mãe: Juliana Rosa de Jesus
Pai: Camilo Machado de Bittencourt
Vida militar
País Império do Brasil
Força Exército Brasileiro
Anos de serviço 1823-1869
Hierarquia Brigadeiro
Batalhas Guerra da Cisplatina
Guerra dos Farrapos
Guerra do Paraguai

Jacinto Machado de Bittencourt (Florianópolis, Santa Catarina, 21 de julho de 1807Assunção, 4 de abril de 1869) foi um militar brasileiro, com a patente de brigadeiro.

Filho do major Camilo Machado de Bittencourt e Juliana Rosa de Jesus, casado com Ana Maurícia Da Silva Bittencourt e pai do marechal Carlos Machado de Bittencourt. Jacinto Machado de Bittencourt nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atualmente conhecida por Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

Iniciou a carreira militar como voluntário no 7º batalhão de caçadores do Exército brasileiro, em 5 de Abril de 1823, sendo reconhecido cadete de primeira classe e nesse mesmo dia foi promovido a alferes por decreto em 12 de outubro de 1827, iniciando assim sua vitoriosa carreira.

Desde alferes a brigadeiro, Jacinto Machado de Bittencourt mostrou seu valor militar nas campanhas em que participou como a Guerra da Cisplatina, Guerra dos Farrapos, Guerra da Tríplice Aliança, Batalha de Tuiuti e outras onde soube destacar-se diante do inimigo como um verdadeiro chefe que guiava seus comandados pela atitude e o exemplo.

Na Guerra do Paraguai substituiu o brigadeiro Antônio de Sampaio, após o mesmo ter sido ferido na Batalha de Tuiuti, no comando da 3ª Divisão. Jacinto Machado de Bittencourt faleceu no Paraguai, em consequência de uma hepatite, contraída nos campos de batalha.

O município de Jacinto Machado é assim denominado em honra ao brigadeiro. Em Florianópolis é lembrado pela denominação da Rua General Bittencourt. O 23º Batalhão de Infantaria, em Blumenau, leva seu nome e tem o escudo de sua família no Portal das Armas[1].

Referências

  1. User, Super. «Patronos». www.23bi.eb.mil.br. Consultado em 24 de agosto de 2017 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.