Jack Bauer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
24-title.svg—    Personagem
Kiefer Sutherland, que interpreta Jack Bauer
Jack Bauer
Profissões Agente temporário, CTU LA
Assistente especial do Secretário de Defesa
Diretor de Operações em Campo, CTU LA
Diretor, CTU LA
Afiliações CTU
Departamento de Defesa dos EUA
Familiares Teri Bauer (esposa) (falecida)
Kim Bauer (filha)
Phillip Bauer (pai) (supostamente falecido)
Graem Bauer (irmão) (falecido)
Marilyn Bauer (cunhada)
Joshua Bauer (sobrinho)
Estado atual Vivo
Temporadas , , , , , ,,
Interpretado por Kiefer Sutherland

Jack Allan Bauer é o protagonista da série norte-americana de televisão denominada "24" (24 no original e em Portugal e 24 Horas no Brasil), sendo a personagem interpretada por Kiefer Sutherland. Em todas as temporadas da série, Jack Bauer enfrenta as ameaças aos Estados Unidos e defende o seu governo. Este personagem é foco de polêmicas graças a representação de tortura ao obter informações dos antagonistas em alguns episódios, chegando até mesmo ser acusado de influenciar soldados americanos no Iraque, apesar disto, o ator personifica seu personagem em palestras contra tortura.[1]

A "morte" de Jack Bauer[editar | editar código-fonte]

No fim da quarta temporada, Jack Bauer traça um plano, juntamente com Chloe O'Brian, Tony Almeida e Michelle Dessler para simular sua morte e não ser preso pelo governo chinês. Jack toma pílulas que fazem o coração parar durante um curto período de tempo. Tony revive Jack usando altas doses de adrenalina. A quarta temporada termina com Jack legalmente morto, após ter se despedido do ex-presidente David Palmer andando entre linhas do comboio e o dia amanhecendo.

Ressurreição[editar | editar código-fonte]

No início da quinta temporada, Jack Bauer está vivendo na Califórnia usando o nome de Frank Flynn, e mora num quarto alugado por Diane Huxley, com quem está iniciando uma nova família que conta também com Derek, filho de Diane que não vai com a cara de Jack.

Sua nova vida é interrompida quando ele recebe a notícia da morte de David Palmer, posteriormente descobrindo que a morte de seu antigo amigo tem a ver com o fato de Jack continuar vivo. Assim, quando recebe um telefonema de Chloe dizendo que ela precisa da ajuda dele, é obrigado a retornar para sua antiga vida para descobrir quem está por trás dos ataques a David Palmer, Tony e Michelle, pois sabem que ele continua vivo. Isso põe ele no centro de uma conspiração com o interesse em vê-lo morto, relacionada com a morte de David Palmer, uma ameaça de ataque com gás neuro tóxico aos EUA, um tratado antiterrorista com a Rússia, um bilionário, seu antigo mentor e até com membros do alto escalão do governo.

Durante a Temporada, Jack enfrenta diversos desafios como:

  • Encontrar os responsáveis pelo assassinato de David Palmer;
  • Fugir das autoridades quando se torna suspeito do assassinato de Palmer;
  • Encontrar uma carga química de gás nervoso;
  • Capturar Christopher Henderson, seu antigo mentor;
  • Tentar salvar a CTU (UCT) quando é atacada com gás nervoso;
  • Encontrar e impedir os terroristas de Vladimir Bierko de usarem o gás nervoso em mais ataques;
  • Destruir o gás nervoso;
  • Desmascarar uma conspiração no governo encabeçada pelo Presidente Logan;
  • Fugir da CTU (UCT) e dos assassinos de Henderson;
  • Tentar impedir um ataque final dos terroristas de Bierko através de um submarino;
  • Expor os crimes do Presidente Logan;
  • Vingar-se pelas mortes de Palmer, Michelle e Tony;

Ao fim da quinta temporada, após Jack cumprir mais uma vez seu dever pelo país, tudo apontava para um futuro brilhante: ele poderia recomeçar de novo, tentar restabelecer uma ligação com suas filhas e retomar sua relação amorosa com Audrey Raines. Mas, quando menos se esperava, Jack é raptado pelos chineses, que ainda querem ele preso por suas ações na quarta temporada, e é levado para a China em um navio.

Retorno do exílio[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Após 18 meses aprisionado na China sendo torturado para obtenção de informações, Jack Bauer retorna à América, mas como uma pessoa mudada e com o espírito totalmente destruído. Ele é trazido de volta através de negociações entre o Presidente Wayne Palmer e o governo chinês, com a finalidade de ser entregue ao terrorista Abu Fayed para que a UCT possa obter a localização de Hamri Al-Assad, suspeito de ser o terrorista por trás de ataques recentes. Abu Fayed quer se vingar de Jack pela morte de seu irmão no passado, durante um interrogatório. Mas, ao ser entregue, Jack descobre que Fayed é, na verdade, o verdadeiro responsável pelos ataques e que Assad se "aposentou" da vida terrorista e busca impedir tais ataques. Assim, sem a preocupação de morrer, Jack foge e resgata Assad, que morre após salvar a vida do presidente Palmer e de vários ataques e exigências. Após ataques Jack tem a surpresa de uma pessoa muito íntima que todos achavam que estava morta mas felizmente e infelizmente Audrey Raines está desidratada fisiologicamente com perda de memória.

Jack chega ao esconderijo de Assad e o resgata a tempo e, juntos, eles vão em busca de Fayed, apesar de Jack estar em dúvida quanto a conseguir voltar a ser o que era.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.