Jack O'Neill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O ator Richard Dean Anderson, que interpreta o personagem Jack O'Neill na série de televisão.

Jonathan "Jack" O'Neill (20 de outubro de 1952) é um personagem principal do longa-metragem americano de ficção científica Stargate e da telessérie Stargate SG-1, interpretado pelos atores Kurt Russell no filme, e Richard Dean Anderson na série.

O filme e a série descrevem Jack O'Neill como um oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, sendo piloto e ex-integrante de unidade de forças especiais. Segundo o enredo do longa-metragem, seu filho(Charlie) se matara acidentalmente, com a pistola de serviço do personagem, o que levou O'Neill a desenvolver tendências suicidas e fez dele o candidato ideal para atravessar o Stargate e possivelmente detonar uma ogiva nuclear do outro lado.

Na série, o personagem é reconvocado, com a patente de coronel, para comandar uma unidade chamada SG-1, cuja missão é explorar a galáxia por meio do Stargate. O'Neill foi posteriormente promovido a Brigadeiro (a cargo do Comando Stargate - SGC) e, depois, a Major-Brigadeiro. Também aparece em Stargate Atlantis na 1ª temporada e citado várias vezes nas outras.

Ícone de esboço Este artigo sobre Stargate é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.