Jack White

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jack White
Jack White of the Raconteurs shot by Kris Krug.jpg
Informação geral
Nome completo John Anthony Gillis
Nascimento 9 de Julho de 1975 (38 anos)
Detroit, Michigan
 Estados Unidos
Gênero(s) Rock, garage rock, blues-rock, punk blues, alternative rock, bluegrass
Ocupação(ões) Músico, cantor, compositor e multi-instrumentista
Instrumento(s) Vocal, guitarra, teclados, baixo, bateria, marimba, bandolim
Período em atividade 1990 - atualmente
Outras ocupações produtor musical, ator
Gravadora(s) Third Man Records
Afiliação(ões) The White Stripes, The Raconteurs, The Dead Weather, The Upholsterers, The Go, Loretta Lynn, Blanche, Beck, Holly Golightly, The Von Bondies, Soledad Brothers, Thee Jenerators, Electric Six, Alicia Keys

John Anthony Gillis (Detroit, 9 de julho de 1975), também conhecido como Jack White, Jack III White ou Jack White III é um músico, cantor e produtor musical de rock vencedor de três Grammy Awards.[1] Foi considerado o 70º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.[2] Em 2001 fundou sua própria gravadora de discos, a Third Man Records.

Infância e Adolescência[editar | editar código-fonte]

Descendente de polonês, escocês e canadense, John Anthony Gillis, filho de Teresa e Gorman Gillis, nasceu o mais novo de dez filhos (seis irmãos e três irmãs) em um bairro de classe média-baixa em Detroit, Michigan. Ele cresceu em uma família católica. O pai e a mãe dele trabalhavam na Arquidiocese de Detroit como superintendente de manutenção do prédio e secretária no escritório do cardial, respectivamente. White eventualmente se tornou coroinha, o que acabou dando-o um papel no filme de 1987, O Mistério do Rosário Negro (The Rosary Murders), principalmente filmado na paróquia Holy Redeemer no sudoeste de Detroit. Quando criança, White, era fã de música clássica. Ele frequentou a Cass Technical High School em Detroit.

Ele começou a tocar um instrumento, bateria, aos seis anos. Quando adolescente, White já escutava blues e rock dos anos 60 que iriam influciar-lo bastante no The White Stripes, sendo Son House e Blind Willie McTell seus músicos favoritos de blues. Ele e seu amigo de infância, Dominic Suchyta, escutavam álbums no sótão de White nos finais de semana e começaram a gravar covers em um gravador de rolo. White era descrito, nesse tempo, sendo "um garoto com cabelo curto e um suspensório". Ele já mencionou em várias intrevistas que a música "Grinnin' In Your Face" de Son House é sua música favorita de todos os tempos.

Em 2005 no programa 60 Minutes, White disse para Mike Wallace que sua vida poderia ter sido diferente. "Eu seria aceito em um seminário em Wisconsin, e eu iria me tornar padre, mas no último segundo eu pensei, 'eu vou para uma escola pública.' Eu tinha acabado de comprar um novo amplificador e eu não sabia se eu poderia levar ele comigo para o seminário." Aos 15 anos, Whie começou um programa de aprendizagem de estofos com um amigo da família, Brian Muldoon. White credita Muldoon expondo-o ao punk rock assim tocando com Muldoon como uma banda: "Muldoon tocava bateria então eu tinha que tocar guitarra." Eles gravaram um álbum, Makers of High Grade Suites, como The Upholsterers. White começou um négocio sozinho, Third Man Upholstery. O slogan do seu negócio era "Sua mobília não está morta" e a mistura de cores era amarelo e preto - incluindo uma van amarela, um uniforme amarelo e preto e uma prancheta amarela. Embora Third Man Upholstery nunca faltara trabalho, White disse que era não lucrativo, por causa da sua complacência sobre dinheiro e suas práticas que eram consideradas não profissional, inclusive fazer contas em lápis e escrever poesia no interior do mobiliário. Não muito depois, White teve seu primeiro show profissional, como baterista da banda de Detroit Goober & The Peas. Ele também tocou em outras bandas locais e fez shows sozinho.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Solo
Goober & the Peas
  • The Jet-Age Genius of Goober & the Peas (1995)
  • The Complete Works of Goober & the Peas (1992)
  • A Christmas Eve Get-Together With Goober & the Peas (1992)
The White Stripes
The Raconteurs
The Dead Weather


Referências

  1. Grammy Award winner (em inglês). allmusic. Página visitada em 16 de fevereiro de 2012.
  2. The 100 Greatest Guitarists of All Time: Jack White (em inglês). Rolling Stone. Página visitada em 16 de fevereiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]