Jackson Kelly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jackson Kelly
JacksonKE2.jpg
Fabricante Jackson Guitars
Período Atualmente
Construção
Corpo Corte duplo, angular, único
Madeiras
Corpo KE1: álamo
Outras: amieiro
Braço KE3: bordo (rock maple)
Others: bordo
Escala KE1, KE1F, KE2, KE2T: ébano
KE3, JS30KE: jacarandá
Ferragem
Cavalete KE1: Kahler APM3310
KE1F, KE2: Floyd Rose Original
KE2T: TOM "strings-thru-body"
KE3: Floyd Rose JT580 LP Trava Dupla (Double Locking) licenciada
JS30KE: JT390 "strings-thru-body" ajustável ou Floyd Rose com Trava Dupla licenciada
Captadores KE1, KE1F: H: Seymour Duncan JB TB4
KE2, KE2T: H-H: Seymour Duncan Jazz SH2N, Seymour Duncan JB TB4
KE3: H-H: Seymour Duncan Jazz SH2N, Seymour Duncan JB TB4
JS30KE: H-H: 2 Jackson CVR2
Cores disponíveis
Várias
Portal:Guitarra
Projeto Guitarra

A Kelly é uma guitarra feita por Jackson Guitars. O projeto original foi desenvolvido pelo guitarrista australiano de heavy metal do grupo Heaven Kelly Bradford.

Ela se parece com uma elegante Gibson Explorer e é usada principalmente por músicos de Heavy Metal. O KBX, também conhecido como o Baixo Kelly, é um baixo elétrico de 4 cordas com dois humbuckers Basslines ativos e um "3-Band EQ preamp".

A corpo diferenciado da Kelly dá-lhe um som e "sustain" único, e também dá ao braço maior alcance do que as outras guitarras o que torna mais fácil tocar notas mais altas. O braço é, provavelmente, o mais fino de todas as Jacksons, melhorando muito a "tocabilidade" do instrumento.

Os notáveis guitarristas que usaram a Kelly são Marty Friedman (Megadeth), Digão (Raimundos), Nergal (Behemoth) e Gabriel Garcia (Black Tide). Ambos, entretanto, pararam de usar guitarras Jackson e usam a moderna Ibanez e ESP, respectivamente.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Kelly Std (Descontinuada)[editar | editar código-fonte]

A Kelly Std fez parte da Série Professional (linha de importação japonesa) de guitarras Jackson em meados dos anos 90. Ela tem um corpo de álamo, dois humbuckers (J-50 no braço e J-92C na ponte) uma ponte JT580LP, um botão de volume, uma chave de 3 vias, um braço de 24 trastes parafusado feito de bordo, com escala em jacarandá e marcação de pontos brancos.

Kelly XL (Descontinuada)[editar | editar código-fonte]

A Kelly XL é uma atualização para a versão Kelly Std. Ela possui a mesma configuração, exceto pelo fato de ter o braço e a paleta com friso e as marcações serem de dente de tubarão.

Kelly Pro (Descontinuada)[editar | editar código-fonte]

A Kelly Pro é uma atualização para a versão Kelly XL. Ela tem o braço inteiriço, a escala em ébano, e uma ponte JT590.

KE1F (Descontinuada)[editar | editar código-fonte]

A KE1F foi uma variação da KE1 trocando a ponte Kahler AMP3310 pela Floyd Rose Original Trava Dupla.

KE2[editar | editar código-fonte]

A KE2 faz parte da "USA Select Series", as melhores guitarras da Jackson Guitars da linha de produção. O corpo do KE2 é feito de amieiro com um braço de bordo (Quartersawn Maple) inteiriço e com uma escala de ébano com 24 trastes Jumbo. Dois Humbuckers, um Seymour Duncan "SH2N Jazz" no braço e um Seymour Duncan "TB4 JB" na ponte. A KE2 vem com um Floyd Rose Original trava dupla padrão.

KE2T (Descontinuada)[editar | editar código-fonte]

A KE2T foi uma variação do KE2 substituindo a ponte original Floyd Rose trava dupla por uma ponte "tune-o-matic" com "string-through body". Múltiplas variações foram feitas a partir deste modelo, sendo uma com chanfros padronizados e uma outra com tampo reto (sem chanfros) e com frisos no corpo.

KE3[editar | editar código-fonte]

A KE3 "Pro Series" vem com o corpo em amieiro com um braço parafusado em Bordo, uma escala de jacarandá com 24 trastes jumbo. Dois Humbuckers, um Jazz SH2N da Seymour Duncan no braço e um modelo TB4 JB da Seymour Duncan na ponte. A KE3 vem com uma Floyd Rose licenciada JT580LP.

KE5FR[editar | editar código-fonte]

O KE5FR "Pro Series" possui um corpo de Amieiro, uma escala de Jacarandá de 24 trastes e de raio composto, o braço de bordo (duro) inteiriço. Dois Humbuckers, um Seymour Duncan Jazz no braço e um Seymour Duncan trembucker JB na ponte. O KE5FR vem com uma Floyd Rose FRT-O2000 e ferragem preta.

JS30KE[editar | editar código-fonte]

A JS30KE faz parte da série JS, e vem com o corpo de amieiro, braço de borto parafusado e escala de jacarandá com 24 trastes Jumbo. Dois captadores Hambuckers Jackson CVR2 e uma ponte "tune-o-matic" com "String-through body".

KBX[editar | editar código-fonte]

Esta foi a versão de circuito ativo (Active) da série de Baixos Jackson Kelly. Possui 22 trastes jumbo e escala em Jacarandá. O circuito ativo usa humbuckers Seymour Duncan.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]