Jacob Levy Moreno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Jacob Levy Moreno
Nascimento 18 de maio de 1889
Bucareste, Romênia
Morte 6 de junho de 1961 (85 anos) morte
Beacon, Nova Iorque, USA
Influências
Escola/tradição Psicodrama (fundador)
Principais interesses Teoria, educação, psiquiatria, psicologia, psicoterapia, psicanálise
Ideias notáveis Sociometria

Jacob Levy Moreno (18 de maio de 1889 - 14 de maio de 1974), foi um filósofo, psicólogo, médico e psiquiatra turco-judeu nascido na Romênia, crescido na Áustria (Viena) e naturalizado Americano criador do psicodrama e pioneiro no estudo da terapia em grupo. Tem grandes contribuições no estudo dos grupos, em psicologia social e é o criador da sociometria.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos cinco anos de idade mudou-se com a família para Viena e foi neste local que vivenciou a 'brincadeira de ser deus' (godplayer). Nessa brincadeira, em que ele e várias outras crianças jogavam ser deus e os anjos, Moreno estava sentado no "trono de deus" , uma cadeira em cima de caixotes empilhados sobre uma mesa , e um dos "anjos" solicitou-lhe que voasse. Ele atendeu e acabou caindo no chão fraturando o braço direito

Até 31 anos de idade, Moreno fez parte de um grupo religioso que criou a "Religião do Encontro". Eles faziam sua rebeldia diante dos costumes estabelecidos usando barbas, vivendo pelas ruas à maneira dos mais pobres e procurando novas formas de interagir com as pessoas. Neste tempo ele ia ao jardim de Viena e brincava de improviso com as crianças.

Aos 28 anos, Moreno formou-se em medicina. Logo se interessou por teatro e o mesmo disse : "existiam possibilidades ilimitadas para a investigação da espontaneidade no plano experimental".

Em 1921, criou o "Teatro Espontaneidade". A ideia era de fazer uma apresentação espontânea sem decorar falas , era feito tudo no momento. Aí, ele criou o "Jornal Vivo", que ele e o grupo dramatizavam o jornal diário.

Depois de anos trabalhando no hospital , usando o teatro espontaneidade , criou o "Teatro Terapêutico", que depois se torno o "Psicodrama Terapêutico".

Em 1925, migrou para os Estados Unidos e, dois anos depois, fez o primeiro psicodrama fora da Europa.

Moreno morreu em Beacon, em 14 de maio de 1974, aos 85 anos de idade e pediu que em sua sepultura fossem gravadas as seguintes palavras: Aqui jaz aquele que abriu as portas da Psiquiatria à alegria.

Como criador do Psicodrama, em 1º de Abril de 1921 ele criou o Teatro Dramático de Viena/Áustria. Seria uma nova modalidade de expressão catártica instrumentada no exercício da espontaneidade e fundamentada na "Teoria dos Papéis". Surge então o Método de abordagem dos Conflitos Interpessoais no âmbito do grupo, que atualmente se denomina de "Método Psicoterápico de Grupo".

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.