Jacobus Gallus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jacobus Gallus
Jacobus Gallus
Nascimento 3 de julho de 1550
Ribnica (Sacro Império Romano-Germânico)
Morte 18 de julho de 1591 (41 anos)
Praga (Sacro Império Romano-Germânico)
Cidadania Sacro Império Romano-Germânico
Ocupação compositor, cantor
Instrumento órgão, voz
Religião catolicismo

Jacobus Gallus Carniolus (Jacob Handl ou Jacob Handl-Gallus) (3 de julho de 155018 de julho de 1591) Foi um compositor tardio renascentista de origem eslovena.[1] Nascido no que é hoje Carniola, Eslovénia, fêz parte do Sacro Império Romano dos Habsburgo, da Áustria viveu e trabalhou na Boémia e Morávia durante a última década de sua vida.

Vida[editar | editar código-fonte]

Gallus, nascido com o nome de Jakob Petelin.[2] significa "Galo" e Handl e Gallus diz-se em alemão e latim, respectivamente.[3] Nasceu em Reifnitz, Carniola (agora Ribnica), Eslovénia. Ele usou a forma latina do seu nome, para a qual frequentemente acrescentava o adjetivo Carniolus, homenagem à sua terra natal, foi educado no mosteiro cisterciense em Stična.

Deixou a Áustria algures entre 1564 e 1566, e posteriormente, a Boêmia, Morávia e Silésia. Durante algum tempo viveu na abadia beneditina Melk na Baixa Áustria. Foi choirmaster (Kapellmeister) do bispo de Olmütz, Morávia entre 1579 e 1585. Após 1585 trabalhou como organista em Praga para a igreja de Santo Jan na Zábradlí.

Morreu em 18 de julho de 1591, em Praga.[1]

Gallus representou a Contra-Reforma na Boémia, misturando o estilo polifônico da Alta Renascença, Escola franco-flamenga com o estilo do Venetian School. Sua produção foi extremamente prolífica: mais de quinhentas obras têm-lhe sido atribuídas.[1][4]

Seu trabalho mais notável é Opus musicum, 1577, uma coleção de 374 motets que acabaria por cobrir as necessidades de toda a liturgia eclesiástica. O moteto O Magnum Mysterium desde o primeiro volume (impresso em 1586), abrange o período compreendido entre o primeiro domingo do Advento á Septuagesima. Este moteto para 8 vozes mostra a influência do estilo policoral veneziano.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. a b c d Skei/Pokorn, Grove online
  2. Reese, p. 736
  3. Skei/Pokorn: Grove online
  4. Reese, p. 736-738

Ligações externas[editar | editar código-fonte]