Jade (Mortal Kombat)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Jade, veja Jade (desambiguação).
Jade
Jade (Mortal Kombat).png
Jade, como apresentada em Mortal Kombat (2011).
Informações gerais
Série Mortal Kombat
Primeiro jogo Mortal Kombat (1992)
Designer John Tobias e Ed Boon
Dublador em inglês G.K. Bowes (MK2011)
Informações pessoais
Terra natal Edenia
Arma Bomerangue e barra de ferro
Estilo(s) de luta Fan Zi (MK:D, MK:A)
Kuo Shou (MK:D)

Jade é uma personagem fictícia da série de jogos Mortal Kombat.

Sobre Jade

Uma assassina de Shao Kahn, Jade ganhou uma reputação como uma guerreira ágil e furtiva. Sua família era da nobreza de Edenia e serviu ao imperador uma vez que ele conquistou seu reino, que tomou Jade como tributo quando ela era criança. Depois de anos de treinamento rigoroso na arte de combate, Shao Kahn concedeu-lhe a posição de guarda-costas da princesa Kitana. Ao longo dos séculos ela e Kitana tornaram-se amigas próximas, o que torna ordens secretas de Shao Kahn dolorosas de aceitar: Se Kitana for desleal, Jade deve matá-la.[1] Mas Jade se revoltou contra o imperador quando ele sequestrou sua amiga, Kitana, e a aprisionou na torre do castelo, devido a sua traição.

História

Jade não participou do primeiro Mortal Kombat, mas ficou escondida observando os eventos lá ocorridos, depois disso retornou a Outworld e reportou tudo a Shao Kahn.

Assim como Kitana, Jade não é nativa de Outworld, ela veio de Edenia. Não se sabe ao certo se seus pais tiveram alguma contribuição relevante na história de Edenia, mas o pouco que se sabe é que eles eram serventes fiéis da deusa Vesta, e morreram a serviço dela por isso Jade é a futura herdeira dos poderes da grande deusa que causou a queda de Shinnok, ao que se tem relato a deusa tinha gandes habilidades no controle do vento. Porém com a morte da deusa esses poderes foram transferidos a Fujin, para que esse os guardasse até que chegue o momento certo de Jade recebê-los, é certo que também foram fiéis aos objetivos do Rei Jerrod e a Rainha Sindel. Não há muitas informações sobre a juventude de Jade, tirando o fato dela ser amiga de infância da princesa Kitana.

Kitana foi acolhida por Shao Kahn como sua própria filha, quando o mesmo conquistou Edenia. Jade e Kitana tornaram-se umas de suas assassinas pessoais, sob o comando de Shao Kahn.

Foi durante esse tempo em que Kitana e ela se envolveram com Rain, mas descobriram que ele apenas as estava usando para seus próprios propósitos, mais adiante durante a batalha contra Shao Kahn, elas o mataram em uma armadilha e ocultaram o seu cadáver. Nos eventos ocorridos em Mortal Kombat Trilogy, Kitana foi sentenciada a morte pela corte marcial de Outworld pelo assassinato de Mileena, que ocorreu em Mortal Kombat II. Ela escapou de Outworld, se escondendo em Earthrealm. Shao Kahn enviou Jade e Reptile até Earthrealm para capturá-la. Jade foi instruída por Kahn para capturá-la viva, mas Reptile foi secretamente instruído para levar Kitana de qualquer modo, se necessário, morta.

Jade encontra Kitana, mas contra as ordens de Kahn, decide se unir e ajudar sua antiga amiga contra o imperador. Depois de se livrarem de Reptile, as duas decidem se unir a Raiden e seus guerreiros contra Shao Kahn e seus exécitos. Também ajuda Kitana em sua missão pessoal, que é ressuscitar sua mãe, a Rainha Sindel. Com as lembranças de Sindel recuperadas, ela parte para seu outro objetivo que é destruir Shao Kahn, mas isso é feito por Liu Kang. Depois da derrota de Kahn, Kitana livra Edenia do domínio de Outworld.

Jade não esteve presente nos eventos de Mortal Kombat Gold. Isso pode ter acontecido pelo fato dela, Kitana e Sindel, terem sido capturadas e aprisionadas por Quan Chi e Shinnok. De qualquer modo isso ocorreu, na época em que Tanya trai Edenia sob o comando de Shinnok, fazendo com que Jade a odiá-se.

Anos depois, nos eventos ocorridos em Mortal Kombat: Deadly Alliance, Kitana e seus exércitos, juntamente com os exércitos de Goro e sua raça, investiram contra as hordas enfraquecidas remanescentes de Shao Kahn em Outworld. Ela tarda a se juntar aos aliados de Earthrealm contra a “Aliança Mortal” (Deadly Alliance) entre Quan Chi e Shang Tsung. Não se sabe ao certo o motivo disso, mas durante esse período, Jade permanece em Edenia, ajudando Sindel ou Kitana a administrar seus exércitos.

Nos eventos de Mortal Kombat: Deception, foi revelado que Jade foi juntar-se a Kitana e seus aliados na batalha contra a "Aliança Mortal", mas ela chega tarde, e encontra o corpo de sua amiga jogado ao chão com os outros guerreiros de Earthrealm. Desconsolada, Jade deita-se ao lado de sua amiga e é avisada da aproximação de uma grande criatura. Ela se esconde em um lugar próximo e vê Onaga ressuscitar Kitana e seus companheiros, usando um feitiço maligno, fazendo com que eles fiquem sob seu comando .

Jade os segue secretamente, e descobre então, que eles planejam invadir Edenia e fazer Sindel prisioneira. Jade volta para Edenia e encontra Sindel atrás das grades sob a guarda de Kitana. Jade ataca Kitana e prepara uma armadilha fazendo com que ela fique aprisionada e assim liberta Sindel. Kitana começa a dar ordens para os guardas, para que as prendam, fazendo que as duas entrem em um portal para Outworld.

Atualmente em Outworld com Sindel, Jade tem como missão pessoal, ajudar a Sindel à livrar Kitana do feitiço de Onaga, e vingar-se de Tanya, que traiu Edenia mais uma vez.

De volta à Edenia, Jade e Sindel encontram um sarcófago onde está o corpo de Onaga. Sindel com sua arma, acerta o coração de Onaga no sarcófago, que com um poder misterioso faz Onaga voltar a um sono profundo de morte. Com isso feito, a Princesa Kitana volta ao seu estado normal e Edenia fica em paz novamente.

Referências

  1. «Biografia: Jade (MK2011)» (em inglês). Mortal Kombat Warehouse. Consultado em 3 de Agosto de 2011