Puma yagouaroundi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jaguarundi)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPuma yagouaroundi[1]
Jaguarundi-s.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Puma
Espécie: P. yagouaroundi
Nome binomial
Puma yagouaroundi
(Geoffroy, 1803)[3]
Distribuição geográfica
Distribuição do jaguarundi
Distribuição do jaguarundi
Sinónimos
Puma yaguarondi[3]

Felis yaguarondi[3]
Herpailurus yaguarondi[3]

Puma yagouaroundi é uma espécie de felídeo do Novo Mundo do gênero Puma conhecido popularmente por jaguarundi, gato-mourisco, eirá, gato-preto e maracajá-preto, é um mamífero da família dos felídeos, encontrado desde os Estados Unidos até ao norte da Argentina. Possui cerca de sessenta centímetros de comprimento de corpo, 45 centímetros de cauda e pesa seis quilogramas. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom parda uniforme, salpicada com pontos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pelos é de cor mais clara), havendo muita variação individual. O jaguarundi tem o hábito de viver perto de bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo, também, encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presas de grande porte.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Jaguarundi" é oriundo do tupi yawaum'di[4] .

Taxonomia e Evolução[editar | editar código-fonte]

De acordo com um estudo do genoma dos felídeos feito em 2006, um ancestral dos actuais géneros de felídeos Leopardus, Lynx, Puma, Felis e Prionailurus migrou através do Estreito de Bering para a América entre 8 e 8,55 milhões de anos atrás.

Estudos indicam que o puma e o jaguarundi são mais aparentados com a chita. Tem-se sugerido que a chita deriva desse mesmo ancestral mas voltou a migrar para a Ásia e África. Outra teoria é que a chita evoluiu ainda no Velho Mundo.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Uma fêmea jaguarundi tem por ninhada de uma a quatro crias. A gestação demora aproximadamente setenta dias. Um jaguarundi torna-se adulto ao completar dois anos.

Subspécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Wozencraft, W.C.. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. Seção Order Carnivora. 532–628 pp. p. 545. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494.
  2. Caso, A., Lopez-Gonzalez, C., Payan, E., Eizirik, E., de Oliveira, T., Leite-Pitman, R., Kelly, M., Valderrama, C. (2008). Puma yagouaroundi (em Inglês). IUCN 2013. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2013 Versão 2.
  3. a b c d Puma yagouaroundi (TSN 726257) (em inglês) . Integrated Taxonomic Information System (www.itis.gov)
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.980
Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.