Jake LaMotta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Jake LaMotta Boxing pictogram.svg
Informações pessoais
Apelido The Bronx Bull, The Raging Bull
Categoria Meio pesado
Nacionalidade Estadunidense
Data de nascimento 10 de julho de 1921 (93 anos)
Cidade natal Nova Iorque, Nova Iorque (estado),  Estados Unidos
Cartel
Vitórias 83
Vitórias por nocaute 30
Derrotas 19
Empates 4

Giacobe LaMotta (10 de julho de 1921), mais conhecido como Jake LaMotta, também apelidado de "The Bronx Bull" e "The Raging Bull" é um ex-boxeador, tendo sido campeão na categoria meio-pesados.

LaMotta, nascido no bairro do Bronx, em Nova York, começou a lutar boxe ainda muito novo quando seu pai o fez lutar com crianças da vizinhança para o divertimento dos adultos. Em 1941, aos 19 anos, ele começou a lutar boxe profissionalmente.

Com 83 vitórias (30 nocautes), 19 derrotas e 4 empates, La Motta foi o primeiro homem a vencer Sugar Ray Robinson, criando uma rivalidade que renderia seis lutas memoráveis. Ele foi suspenso por suspeita de fraude em uma derrota para Billy Fox. Posteriormente, Jake LaMotta admitiria ter perdido de propósito para ganhar prestígio com a máfia.

Além desse episódio La Motta ficou conhecido também como um homem violento fora dos ringues, como mostra o filme sobre sua vida, agrediu a esposa diversas vezes.

Depois da aposentadoria, ele comprou alguns bares e virou ator e comediante. Apareceu em mais de 15 filmes, incluindo The Hustler, com Paul Newman, em que interpretou o bartender.

Sua história virou filme dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro. O filme, Touro Indomável é baseado na autobiografia de LaMotta, chamada Raging Bull: My Story. Robert De Niro engordou 27 quilos para interpretar Jake LaMotta depois da aposentadoria.

Decadente após a aposentadoria, Jake La Motta foi preso, perdeu um filho, e lançou vários livros sobre sua carreira e suas lutas com Sugar Ray Robinson.

Ícone de esboço Este artigo sobre boxe ou boxeador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.