Jake LaMotta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Jake LaMotta Boxing pictogram.svg
Informações pessoais
Apelido The Bronx Bull, The Raging Bull
Categoria Meio pesado
Nacionalidade Estadunidense
Data de nascimento 10 de julho de 1921 (93 anos)
Cidade natal Nova Iorque, Nova Iorque (estado),  Estados Unidos
Cartel
Vitórias 83
Vitórias por nocaute 30
Derrotas 19
Empates 4

Giacobbe La Motta (Nova York, 10 de julho de 1921), conhecido como Jake LaMotta e também apelidado de "The Bronx Bull" e "The Raging Bull", é um ex-boxeador norte-americano. Foi campeão na categoria meio-pesados.

Descendente de imigrantes italianos, nasceu no bairro do Bronx, em Nova York, e começou a lutar boxe ainda muito novo, quando seu pai o fez lutar com crianças da vizinhança para divertimento dos adultos. Em 1941, aos 19 anos, ele começou a lutar boxe profissionalmente.

Com 83 vitórias (30 nocautes), 19 derrotas e 4 empates, LaMotta foi o primeiro homem a vencer Sugar Ray Robinson, criando uma rivalidade que renderia seis lutas memoráveis. Ele foi suspenso por suspeita de fraude em uma derrota para Billy Fox. Posteriormente, admitiria ter perdido de propósito para ganhar prestígio com a máfia. Fora dos ringues, LaMotta era conhecido como um homem violento como mostra o filme sobre sua vida, e por diversas vezes agrediu sua esposa .

Depois da aposentadoria, ele comprou alguns bares e virou ator e comediante. Apareceu em mais de 15 filmes, incluindo The Hustler, com Paul Newman, em que interpretou o bartender.

Sua história virou filme dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro. O filme, Touro Indomável é baseado na autobiografia de LaMotta, chamada Raging Bull: My Story. Robert De Niro engordou 27 quilos para interpretar Jake LaMotta depois da aposentadoria.

Decadente após a aposentadoria, Jake LaMotta foi preso, perdeu um filho e lançou vários livros sobre sua carreira e suas lutas com Sugar Ray Robinson.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jake LaMotta


Ícone de esboço Este artigo sobre boxe ou boxeador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.