Jakob Dont

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}

Jakob Dont (Viena, 3 de Março de 1815, onde faleceu em 17 de Novembro de 1888), violinista e compositor austríaco. Filho do violoncelista Josef Valentin Dont, foi aluno de Joseph Böhm (1795-1876) e de Georg Hellmesberger senior (1800–1873) no Conservatório de Viena. Ingressou como violinista na Orquestra do Teatro da Corte (1831) e da Capela Imperial (1834).

Foi considerado um excelente pedagogo, e suas obras furam muito recomendadas pelos melhores mestres de violino - entre seus discípulos figura o célebre violinista Leopold Auer (1845-1930). Lecionou em várias instituições vienenses e foi professor no Conservatório de Viena (1873).

Entre sua importante produção pedagógica para violino (mais de 50) cabe destacar a Coletânea de Estudos Gradus ad Parnassum (alguns para 2 violinos), considerados por Spohr, Joachim e outras autoridades no assunto como do melhor que se escreveu. Compôs também vários concertos para violino e quartetos.