Jaleco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um jaleco visto de frente, no corpo de um homem.

Jaleco, guarda-pó ou bata é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, utilizada como forma de barreira corporal em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros. Em muitos desses lugares, onde é importante haver boa higiene e assepsia, o seu uso é obrigatório. Noutros o seu uso é facultativo, caso não existam problemas reais de biossegurança.

É frequentemente usada por nutricionistas,médicos,biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, biólogos e outros profissonais da aréa da pesquisa e saúde,[1] sendo a sua imagem associada a estes profissionais. No entanto, é também utilizada por profissionais de outros grupos sociais, como cozinheiras, em trabalhos onde a higiene é fundamental - dado ser muito fácil detectar uma mancha na cor branca, fomenta uma atitude cuidadosa com o manuseamento e interacção com os materiais/pessoas, bem como a troca/substituição frequente por uma peça limpa, além de professores que lecionam em escolas onde há o quadro negro, para que o traje social não se suje, devido ao uso do giz.

Tecidos Utilizados na Confecção[editar | editar código-fonte]

O Jaleco, seja ele para qualquer fim, pode ser confeccionado em diversos tipos de tecidos, sendo que os principais são provenientes do Algodão e Poliéster. Cada tecido tem características distintas para atender as mais variadas atividades em relação ao conforto e proteção individual. Segue alguns tipos de tecidos:

Algodão[editar | editar código-fonte]

Proveniente do algodão temos tecidos como o Brim e outros mistos. Jalecos confeccionados de algodão são recomendados para trabalhos laboratoriais onde manuseia-se fogo, pois, tem menor propagação que o poliéster. Existem diversas composições de tecidos de algodão com tratamento anti chamas, anti estático e com impermeabilidade disponíveis no mercado brasileiro.

Poliéster[editar | editar código-fonte]

O poliéster é muito utilizado para confecção de Jalecos para os mais diversos áreas, tais como na medicina, culinária, ensino e atendimento. Existe uma maior gama de composições do tecido no mercado com diferentes texturas e características. Tecidos como o Gabardine, Oxford, Microfibra e outros são variantes derivadas do poliéster.

Jaleco nordestino (Brasil)[editar | editar código-fonte]

O jaleco usado pelos vaqueiros do nordeste brasileiro é feito de couro de carneiro, é um tipo de colete, tem duas frentes: um lado tem a lã do couro conservada para o frio e o outro lado é de couro liso para o calor do dia.

Notas e referências

  1. Médicas de SP inovam ao aderir ao jaleco fashion. Portal G1. Acesso em 11 de abril de 2009

http://brancura.com.br, site especializado em jalecos.