Jamaica abaixo de Zero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jamaica Abaixo de Zero)
Ir para: navegação, pesquisa
Jamaica abaixo de Zero
Cool Runnings
 Estados Unidos
1993 • cor • 98 min 
Direção Jon Turteltaub
Produção Dawn Steel
Susan B. Landau
Chris Meledandri
Jeffrey Bydalek
Roteiro Lynn Siefert (história)
Michael Ritchie (história)
Tommy Swerdlow
Michael Goldberg
Elenco Leon
Doug E. Doug
Rawle D. Lewis
Malik Yoba
John Candy
Gênero comédia
Idioma inglês
Música Jimmy Cliff
Nick Glennie-Smith
Hans Zimmer
Cinematografia Phedon Papamichael
Edição Bruce Green
Estúdio Walt Disney Pictures
Distribuição Buena Vista Pictures
Lançamento Estados Unidos 1 de outubro de 1993
Portugal 25 de fevereiro de 1994
Orçamento US$14 milhões
Receita US$154,856,263
Página no IMDb (em inglês)

Cool Runnings (no Brasil e em Portugal: Jamaica Abaixo de Zero) é um filme estadunidense do gênero comédia de esporte tendo o seu lançamento em 1993, dirigido por Jon Turteltaub e distribuído pela Walt Disney. Estrelado por Leon, Doug E. Doug, Rawle D. Lewis, Malik Yoba e John Candy. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 1 de outubro de 1993.

Ele é vagamente baseado na história verídica de estréia da equipe de bobsleigh nacional da Jamaica na competição de bobsleigh dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988, no Canadá.[1] [2]

O filme recebeu críticas positivas, e trilha sonora do filme também se tornou popular, com o reggae single "I Can See Clearly Now", de Jimmy Cliff alcançando o top 40 em países como Canadá, França e Reino Unido.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Nas Olimpíadas de Inverno, Irwin Blitzer desgraçou a si mesmo quando colocou pesos extras no seu time de bobsleigh, fazendo com que tivesse de devolver sua medalha de ouro. Alguns anos depois, Derice Bannock, um jamaicano filho de um antigo amigo de Irwin, fracassa para se classificar como velocista para a prova de 100 metros para os Jogos Olímpicos de Verão de 1988, por causa de um estúpido acidente. Mas quando Derice descobre que Blitzer também vive na Jamaica, ele decide ir para as Olimpíadas de qualquer jeito, não como um corredor, mas liderando uma equipe de bobsleigh. Após alguns problemas iniciais, é então formada a primeira equipe de trenó da Jamaica, que consegue se classificar para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1988,em Calgary,no Canadá. Em uma temperatura bastante baixa, Derice, Sanka, Junior e Yul são zombados por todos, pois ninguém imagina que um time de trenó da Jamaica comandado por um treinador desacreditado irá participar seriamente da competição. Mas uma equipe cheia de autoconfiança pode causar surpresas nos Jogos que estão por vir.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora com 11 faixas foi lançado pela Sony em 1993 em disco compacto (Columbia Chaos OK 57553).

Em alguns países europeus, o álbum da trilha sonora foi lançado pela Sony com uma pista de 12 (bônus), sendo Rise Above It realizada por Lock Stock and Barrel (Columbia 474,840 2). Canções da trilha sonora também contou com um pouco saber musical "Rasta in the Snow", que foi baseado em eventos da equipe de trenó da Jamaica real.

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

N.º Título Duração
1. "Wild Wild Life - Wailing Souls"    
2. "I Can See Clearly Now - Jimmy Cliff"    
3. "Stir It Up - Diana King"    
4. "Cool Me Down - Tiger"    
5. "Picky Picky Head - Wailing Souls"    
6. "Jamaican Bobsledding Chant - Worl-A-Girl"    
7. "Sweet Jamaica - Tony Rebel"    
8. "Dolly My Baby - Super Cat"    
9. "The Love You Want - Wailing Souls"    
10. "Countrylypso - Hans Zimmer"    
11. "The Walk Home - Hans Zimmer"    
12. "Rise Above It - Lock Stock and Barrel (faixa bônus incluída apenas no número de referência do lançamento europeu 474840 2)"    

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas positivas.[3] Jamaica Abaixo de Zero recebeu uma classificação de 74% no Rotten Tomatoes com base em 31 comentários, com 23 sendo "fresco" e 8, "podre". Consenso do Rotten Tomatoes "Jamaica Abaixo de Zero sobe acima de suas fórmulas temas de esportes de filmes com performances encantadoras, humor leve e tom edificante".[4]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme estreou em #3.[5] O filme teve ganhos domésticos totais de $68,856,263 nos Estados Unidos e Canadá, e $86,000,000 milhões de dólares internacionalmente (com $416,771 ganhos na Jamaica), para um total de $154,856,263 mundialmente.

As diferenças entre a vida real e no cinema[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Os bobsledders retratados no filme são fictícios, embora as pessoas que conceberam a idéia de um time de trenó da Jamaica foram inspirados por pilotos carrocinha e tentou recrutar velocistas pista de topo. No entanto, eles não encontraram velocistas de elite interessada em competir e em vez recrutou quatro velocistas do exército para a equipe.

Irving "Irv" Blitzer é um personagem fictício, o time de verdade teve vários treinadores, nenhum dos quais estavam ligados a qualquer escândalo de engano. Na época do lançamento do filme, os Estados Unidos não tinha ganhado uma medalha de ouro no bobsleigh nos Jogos Olímpicos de Inverno em caso de quatro homens desde 1948.

No filme, a equipe é formada por velocistas jamaicanos depois de não conseguir se qualificar para os Jogos Olímpicos de Verão de 1988. Na vida real, os Jogos Olímpicos de Inverno de 1988 precedeu os ensaios Olímpicos.

Organização[editar | editar código-fonte]

Um órgão de governo fictício esportes, a "Aliança Internacional de Esportes de Inverno", aparece no filme. (Na realidade, todos os esportes de inverno tem seu próprio órgão de governo separado.)

Competição[editar | editar código-fonte]

Completamente diferente a história do filme, a equipe jamaicana não estava em conflito com qualquer uma das outras equipes de bobsleigh internacionais. Outras equipes foram, de fato, muito apoio da equipe jamaicana e animado para tê-los lá. Uma das outras equipes ainda emprestou a equipe jamaicana um trenó de backup para que eles pudessem se qualificar.

A competição de bobsleigh no filme é composto por três corridas individuais, ao passo que, na realidade, a competição de bobsleigh olímpica é de duas corridas por dia realizada durante um período de dois dias.

No filme, os jamaicanos estão em ritmo recorde mundial durante a corrida final da competição, quando seu trenó trava. Eles emergem do trenó e levá-lo em toda a linha de chegada. Na vida real, no entanto, o acidente ocorreu antes da final (eliminando os jamaicanos) e a Jamaica não estava em um ritmo recorde mundial. No entanto, na vida real as imagens do acidente foi usada no filme. Após o acidente, a equipe caminhou ao lado de seu trenó como oficiais da trilha deslizou para baixo da pista. Eles receberam aplauso esporádicos, embora menos do que a resposta acrescentada no filme.

Acidente[editar | editar código-fonte]

No filme é retratado o acidente ter sido causado por uma falha mecânica na lâmina dianteira esquerda do trenó. Como o motorista dirige uma porca e parafuso no trabalho coluna de controle perder eventualmente causando uma perda de controle como o bobsleigh sai de uma vez e, posteriormente, deixar de funcionar. Na realidade, foi considerado que a inexperiência do motorista, excesso de velocidade e seu escape da virada muito alto fez com que o trenó se tornasse instável e superior segundos pesados ​​antes que derrube para o lado esquerdo. Imagens de TV real do acidente real foi utilizada no filme, mas pesadamente editado ("cortada e colada") para adaptar-se a versão do filme do acidente.

Home media[editar | editar código-fonte]

Em 22 de janeiro de 2001, DVD foi lançado pela Walt Disney Studios, no Reino Unido na Região 2.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Alemanha Golden Screen

Estados Unidos BMI Film & TV Awards

Indicações[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Young Artist Awards[8]

  • Melhor filme para a família - comédia: 1993[9]

Estados Unidos Casting Society of America

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]