James Burton (egiptólogo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

James Burton (17881862) foi um conhecido egiptólogo britânico que trabalhou em vários sítios arqueológicos, mais notavelmente no Vale dos Reis.

História e trabalho[editar | editar código-fonte]

James Burton foi educado no Trinity College, em Cambridge, e em 1822, apesar de não ter conhecimento em mineralogia, foi convidadeo pelo Paxá Mohammed Ali para trabalhar como mineralogista em uma pesquisa geológica no Egito.Em 1824 ele abandona o emprego e começa a investigar os antigos monumentos do Egito.

Em 1825, ele viaja para o sul do Rio Nilo rumando Abu Simbel e fica muitos meses em Tebas fazendo escavações em Medinet Habu, Karnak e em muitas tumbas do Vale dos Reis. Durante este tempo, ele entra na KV5 mas explora parcialmente poucas câmaras.

Nenhuma da explorações de Burton foi publicada, porém ele possuia um caderno de notas e esboços que foi doado ao Museu Britânico após sua morte.

James foi o irmão mais velho de Decimus Burton, o arquiteto, ambos filhos de James Burton, o famoso empreiteiro britânico e fundador do St Leonards on Sea, em East Sussex.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.