James Connolly (atleta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o revolucionário irlandês, veja James Connolly.
James Connolly
campeão olímpico
James Connolly (atleta)
Atletismo
Nome completo James Brendan Bennet Connolly
Modalidade Salto triplo, Salto em distância
Salto em altura
Nascimento 28 de outubro de 1868
Boston, Massachusetts
Nacionalidade  Estados Unidos
Morte 20 de janeiro de 1957 (88 anos)
Nova Iorque
Compleição Peso: 72 kg • Altura: 1,75m
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro 1896 Atenas Salto triplo
Prata 1896 Atenas Salto em altura
Prata 1900 Paris Salto triplo
Bronze 1896 Atenas Salto em distância

James Brendan Bennet Connolly (Boston, 28 de outubro de 1868Nova Iorque, 20 de janeiro de 1957) foi um atleta dos Estados Unidos. Em 1896 tornou-se o primeiro campeão olímpico da história moderna.

Biografia

Após a criação dos Jogos Olímpicos pelo Comitê Olímpico Internacional em 1894, a primeira edição dos Jogos foi confirmada para disputar-se em Atenas entre 6 e 15 de abril de 1896.

Connolly partiu para a disputa dos primeiros Jogos Olímpicos representando o Suffolk Athletic Club, contrariando a política da Universidade de Harvard que não permitiu a ida do atleta para a Europa.

A primeira final aconteceu na abertura dos Jogos para o salto triplo, um dos eventos em que Connolly competiu. O estilo de salto de Connolly não lembra em nada os saltos usados tempos atuais, mas para a época foi considerado excepcional alcançado a marca de 13,71 metros, conquistando a medalha prateada (medalhas de ouro ainda não existiam) como primeiro colocado. Com sua performance, tornou-se o primeiro campeão olímpico desde Athenian Zopyros nos Jogos Olímpicos antigos em 385.

Ainda em Atenas, Connolly conquistou a segunda melhor marca no salto em altura e o terceiro lugar no salto em distância. Voltou para a Europa para a disputa dos Jogos de Paris em 1900, mas falhou na tentativa de defender o título no salto triplo, ficando atrás do compatriota Meyer Prinstein.

Em 1904, nos Jogos realizados em seu país, Connolly já havia abandonado a carreira como atleta, mas cobriu os Jogos como jornalista. James Connolly morreu em Nova Iorque aos 88 anos de idade.

Ver também

Ligações externas