James Cromwell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
James Cromwell
Cromwell na 82ª Cerimônia do Oscar em 2010
Nome completo James Oliver Cromwell
Outros nomes Jamie Cromwell
Nascimento 27 de janeiro de 1940 (74 anos)
Los Angeles, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Anne Ulvestad (1976-1986)
Julie Cobb (1986-2006)
Atividade 1975 – hoje
Emmy Awards
Melhor Ator coadjuvante em minissérie ou telefilme
2013- American Horror Story: Asylum

James Oliver Cromwell (27 de janeiro de 1940, Los Angeles, Califórnia) é um ator americano de cinema e televisão indicado ao Óscar.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em 27 de janeiro de 1940, em Los Angeles, Califórnia, mas foi criado em Manhattan, Nova Iorque, com os pais adotivos John Cromwell e a atriz Kay Johnson. Ele foi educado na The Hill School, no Middlebury College e no Carnegie Institute of Technology, tendo estudado atuação na Carnegie Mellon University. Fez, assim como seus pais, carreira no teatro, fazendo de tudo, desde Shakespeare até Teatro Experimental.

Carreira[editar | editar código-fonte]

1970

Começou a trabalhar na televisão (notável como Stretch Cunningham em All in the Family e um papel de protagonista em Hot L Baltimore), fez sua estreia no cinema em 1976, e retorna aos palcos periodicamente.

1980

Em seu papel recorrente como Mr. Skolnick, pai de Lewis Skolnick, ele é um dos únicos quatro atores a aparecer em todos os quatro filmes da franquia A Vingança dos Nerds, de 1984 até 1994 (os outros sendo Robert Carradine, Curtis Armstrong e Larry B. Scott).

1990

Seus papéis de destaque nos anos 90 incluem sua performance indicada ao Oscar do fazendeiro Arthur Hoggett em Babe (1995). Esse papel deu uma guinada na carreira do ator, que se torna bem requisitado em Hollywood. Ele interpretou o Dr. Zefram Cochrane em Star Trek: First Contact (1996) e no piloto de Star Trek: Enterprise "Broken Bow".Também apareceu em Star Trek: The Next Generation e Star Trek: Deep Space Nine, em papéis diferentes. Esses episódios foram "The Hunted", "Birthright, Partes 1 e 2" e "Starship Down".

2000

Cromwell estrelou como membro do elenco regular nas duas últimas temporadas da série original da HBO A Sete Palmos, onde interpretou George Sibley, o marido geólogo da matriarca Ruth Fisher. Além disso, foi indicado ao prêmio Emmy Awards por sua participação como o Bispo Lionel Stewart em uma série de episódios de E.R. (2001), encarnou o Presidente americano Robert "Bob" Fowler em A Soma de Todos os Medos (2002) e o ex-Presidente D. Wire Newman em um episódio de The West Wing (2004). Mais atualmente, ele interpretou o Dr. Alfred Lanning, criador dos robôs modernos e inventor das Três Leis da Robótica no filme Eu, Robô, superprodução de 2004 baseada no livro de Isaac Asimov que tinha Will Smith como protagonista, além de interpretar o diretor de prisão do remake de Golpe Baixo. No seu mais recente filme, A Rainha, Cromwell encarna o Princípe Philip, Duque de Edinburgh, ao lado de Helen Mirren, que ganhou o Oscar pela interpretação da Rainha Elizabeth II. Interpretou Phillip Bauer, o pai de Jack Bauer (interpretado por Kiefer Sutherland), na série 24 Horas. Cromwell também apareceu como o pai da personagem Gwen Stacy, no blockbuster Homem-Aranha 3.

2010

Cromwell atualmente interpreta o personagem Dr. Arthur Arden, médico da Instituição Mental Briarcliff, na segunda temporada da série American Horror Story: Asylum, que parece ter um passado tão ou mais sombrio que o presente, como membro da SS alemã de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Cromwell é bastante ativo na defesa de causas liberais e progressivas, tendo formado um comitê para a libertação de 13 membros dos Panteras Negras que foram presos em Nova Iorque e mais tarde liberados, em 1960. Em 1973, se tornou vegetariano após uma experiência no Texas, e um vegan durante as gravações de Babe. É ligado a organizações como a PETA e Sea Shepherd Conservation Society.[1] Frequentemente, ele se manifesta sobre assuntos abordando a crueldade com animais, principalmente sobre o tratamento dos porcos.

Filmografia selecionada[editar | editar código-fonte]

Cromwell no 23º Genesis Awards

Notas

  1. (em inglês) Activistfacts - James Cromwell. Página acessada em 29/08/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.