James Doohan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
James Doohan, durante a primeira convenção suíça de Star Trek, em Lucerna (1997).

James Montgomery Doohan (Vancouver, 3 de Março de 1920Redmond, 20 de Julho de 2005) foi um ator canadense, de família irlandesa, cujo papel de maior destaque foi o do engenheiro Montgomery Scott na telessérie original de Star Trek.

O papel de engenheiro-chefe da nave estelar Enterprise coube-lhe na série original e em seis longa-metragens para o cinema. Apresentou-se para disputar um papel no seriado em 1966 e um dos principais motivos por ter sido escolhido para interpretar o engenheiro-chefe Scotty, foi sua capacidade de imitar diversos sotaques.

Era um veterano do Dia D, em que foi atingido por seis tiros de metralhadora no desembarque dos aliados na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial.[1]

Casou-se três vezes, teve sete filhos e atuou em 80 filmes ao longo dos seus 50 anos de carreira.

Muitos apreciadores de Star Trek disseram a Doohan que ele os havia inspirado a escolher a engenharia como profissão. O astronauta Neil Armstrong, um engenheiro que participou do Projeto Apollo da NASA, também mencionou este fato, ao dizer a Doohan, na sua última aparição pública, "de um velho engenheiro para outro, obrigado, colega".[2]

Sua autobiografia foi intitulada de Beam Me Up, Scotty ("Leve-me para cima, Scotty") - a ordem que o engenheiro mais ouviu do capitão James T. Kirk ao longo de todo o seriado.

Doohan morreu de pneumonia e Mal de Alzheimer em sua casa na cidade de Redmond, estado de Washington. Uma pequena porção de suas cinzas foi lançada ao espaço em 2007.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Edward B. Kiker (Winter/Spring 2004). SOLDIERS OF VISION: We Don’t Stop When We Take off the Uniform (PDF). Army Space Journal. Página visitada em 2008-12-21. "In WW II Captain James Doohan landed on the beaches of Normandy with the Royal Canadian Army on D-Day and was wounded there."
  2. No original inglês, "From one old engineer to another, thanks, mate." Fonte: Soul of Star Trek
  3. Space Flights, Inc., Celestis Memorial Spaceflights. "We offer the launch of a symbolic portion of the cremated remains as a memorial service, not final disposition of all the remains, because although dramatic progress is being made by entrepreneurs in reducing launch costs, spaceflight is still quite expensive."
Ícone de esboço Este artigo sobre Star Trek é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.