James M. Gavin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
James Maurice Gavin
Flag of the United States.svg
Conhecido(a) por "O General Saltador"
"Slim Jim"
Nascimento 22 de março de 1907
Nova Iorque, Nova Iorque, EUA
Morte 23 de fevereiro de 1990 (82 anos)
Baltimore, Maryland, EUA
Nacionalidade estado-unidense
Cargo Comandante do 505º Regimento de Infantaria de Pára-quedistas
82ª Divisão Aerotransportada
Serviço militar
Patente Tenente-general

James Maurice "Jumpin' Jim" Gavin (nasceu como James Nally Ryan; Nova Iorque, 22 de março de 1907Baltimore, 23 de fevereiro de 1990) chegou ao posto de tenente-general no Exército dos Estados Unidos da América. Foi também chamado de "O General Saltador", por causa de sua prática em tomar parte nos saltos de para-quedas junto aos seus comandados.

Gavin foi o mais jovem major-general comandando uma divisão durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o combate, ele ficou conhecido pelo costume de levar um fuzil M1 Garand, ao invés das tradicionais pistolas transportadas pelos oficiais.

Seus homens tinham por ele grande respeito e o chamavam também de "Slim Jim", devido à sua figura atlética. Gavin lutou contra a segregação racial no Exército dos Estados Unidos, o que rendeu-lhe alguma notoriedade.

Dentre suas condecorações estão: a Cruz de Serviços Distintos com a Folha de Carvalho, a Medalha de Serviços Distintos, a Estrela de Prata e o Coração Púrpura. Ele também foi agraciado com a Ordem de Serviços Distintos britânica.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.