James Mason

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
North by Northwest (1959)
1971

James Mason (Yorkshire, 15 de Maio de 1909Lausana, 27 de Julho de 1984) foi um actor britânico nascido na Inglaterra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

James Mason foi aluno do Colégio Marborough e depois cursou a Universidade de Cambridge, onde se formou em Arquitetura, antes de decidir que tinha uma oportunidade melhor de ganhar a vida em um palco do que desenhando casas e prédios.

Ele se tornou ator teatral em 1930. Chamou a atenção do diretor Al Parker e, em 1935, fez o primeiro de mais de 140 filmes, Late Extra.

Transformou-se rapidamente em um astro de nível internacional e, em 1954, viveu um dos seus melhores papéis em Nasce uma estrela, ao lado de Judy Garland. Foi sua primeira indicação para o Oscar.

Foi candidato ao Oscar por três vezes: em 1954, em 1966 por Georgy Girl, e em 1982 por O Veredito, mas não venceu em nenhuma das vezes.

Mason, que residiu na Inglaterra e nos Estados Unidos da América, se mudou para a Suíça em 1982, e morava em Vevey, uma pequena cidade junto ao lago de Genebra com a esposa, Clarissa Mason. Morreu de colapso cardíaco, aos 75 anos. Encontra-se sepultado no cemitério comunal de Corsier-sur-Vevey, Vaud na Suíça.[1]

Principais filmes[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]