James Montgomery Flagg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cartaz de recrutamento Norte Americano da Primeira Guerra Mundial ilustrado por James Flagg em 1917

James Montgomery Flagg (Pelham Manor, 18 de junho de 1877Nova Iorque, 27 de maio de 1960) foi um artista e ilustrador norte-americano. Transitou entre o mundo das artes plásticas até as histórias em quadrinhos/banda desenhada, mas hoje é lembrado por seus cartazes, principalmente pelo cartaz encomendado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, em que aparece o Tio Sam.

Interessou-se por desenho desde muito jovem. Suas ilustrações foram aceitas por revistas de circulação nacional quando tinha doze anos. Aos catorze anos ele era um colaborador da revista Life, e nos anos seguintes fez parte da equipe da revista Judge.

Estudou belas-artes em Londres e Paris no início dos anos 1920. Após, retornou aos Estados Unidos, quando produziu ilustrações para livros, capas de revista, cartuns políticos e humorísticos, arte para publicidade e outros tipos de desenhos abundantemente. Neste período, Flagg foi considerado como o ilustrador mais bem-pago nos Estados Unidos.

Seu cartaz mais famoso foi criado em 1917 para estimular o recrutamento do Exército dos Estados Unidosdurante a Primeira Guerra Mundial. Ele mostra o Tio Sam apontando o dedo indicador para o espectador (inspirado pelo cartaz similar de recrutamento mostrando Lord Kitchener numa pose similar) com o letreiro "I Want YOU for U. S. Army" (Eu quero você para o Exército dos Estados Unidos). Mais de 4 milhões de cópias foram impressas durante a Primeira Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra Mundial o mesmo cartaz foi reeditado. Flagg usou seu próprio rosto como modelo para o Tio Sam, adicionando cabelos brancos e barbicha, declarando que foi mais simples usar seu próprio rosto do que arranjar um modelo.

Em 1946, Flagg publicou sua autobiografia, Roses and Buckshot.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre James Montgomery Flagg
Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal da Arte


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.