James Potter e a Travessia dos Titãs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

James Potter e a Travessia dos Titãs é um romance virtual escrito pelo profissional de animação por computador George Norman Lippert. Trata-se de uma continuação não-oficial e não-autorizada da famosa série de livros Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. Escrito como um projeto de fan fiction para a esposa e filhos de Lippert, o romance se passa dezoito anos depois após o fim da última parte oficial da série Harry Potter, Harry Potter e as Relíquias da Morte, e descreve a aventura do filho de Harry Potter, James Potter (ou Tiago Potter no Brasil) durante seu primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

O romance ganhou atenção significativa na mídia após o lançamento do site, no início de novembro de 2007, quando alguns fãs de Harry Potter inicialmente especularam que o site pudesse ser parte de uma elaborada campanha de marketing viral para uma continuação oficial ou venda independente da série, aprovada ou, ainda, escrita pela própria Rowling. Alguns sites de notícia primeiramente especularam que tratava do pai de Harry e não seu filho, James (Tiago). Contudo, em 9 de novembro de 2007, Neil Blair, agente de Rowling, negou que Rowling estivesse envolvida com tal projeto.

Naquele mesmo dia, a Warner Bros., o estúdio que possui os direitos para os filmes da série Harry Potter negou igualmente que James Potter e a Travessia dos Titãs estivesse conectada de qualquer forma à marca Harry Potter. Uma pesquisa através do Google de James Potter and the Hall of Elders (James Potter e a Travessia dos Titãs) reforçou a especulação inicial de que o website se trata de uma fan fiction. O website é registrado pela Schlund & Partner AG, uma registrar service, para uma empresa em Chesterbrook, Pensilvânia, com número telefônico e endereço que corresponde a uma empresa de jogos chamada The Purple Sphere (A Esfera Roxa). O próprio Lippert vive em Missouri.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Passando-se um ano antes dos eventos ocorridos no epílogo de Harry Potter e as Relíquias da Morte, o filho de Harry, James (Tiago), embarca no Expresso de Hogwarts a caminho de seu primeiro ano como estudante da famosa escola de magia. James está tímido e nervoso, profundamente preocupado a respeito do legado significativo da família Potter pelo qual sente-se pressionado a cumprir. A bordo do trem, faz duas novas amizades: Zane Walker e Ralf Deedle. Ambos são nascidos trouxa, e Zane é americano, filho de um produtor de filmes de Hollywood temporariamente vivendo na Grã-Bretanha. Assim que chegam a Hogwarts, James é selecionado para a Grifinória, Zane para a Corvinal e Ralph para a Sonserina.

Ted Lupin convida James e Zane para se juntarem aos Malignos, um clube de travessos que inclui o próprio Ted, seus amigos Noé Metzker, e muitos outros estudantes de outras casas de Hogwarts. Os Malignos esgueiram-se para fora do castelo através de uma passagem secreta e pregam uma peça, chamada Erguendo o Foguetim, em um fazendeiro trouxa, que mais tarde denuncia que "marcianos" roubaram-lhe os tomates.

Neste ano em Hogwarts, a escola hospeda representantes da escola de magia americana, Alma Aleron, onde se inclui estudantes, representantes do Departamento de Administração de Magia, e três professores. Tais professores são Professor Franklyn (que na verdade é o inventor Benjamin Franklin), Professor Jackson, e Madame Delacroix.

Assim como seu pai anteriormente, James entra em muitos problemas, e se entrelaça em uma conspiração maior que planeja desestabilizar os mundos mágico e trouxa. Nessa trama está envolvido um grupo conhecido como Elemento Progressivo, o qual deseja tornar o mundo mágico conhecido pelos trouxas, e três relíquias as quais, acredita-se, possa trazer Merlin à época atual, no Vestíbulo da Travessia dos Titãs.

Pedido de aprovação[editar | editar código-fonte]

Em 19 de novembro de 2007, o The Scotsman noticiou que Rowling intimou uma ação legal contra Lippert por supostamente violar seus direitos de propriedade por produzir e publicar o romance. Um especialista em lei de direitos autorais da Universidade de Strathclyde comentou que "se um personagem insubstancial de um romance é tomado e construído por outro autor em uma nova história, isso pode ser uma proteção contra a infração dos direitos autorais." Clicando em uma imagem do item da revista ficcional O Pasquim no lado direito da página principal do site americano de A Travessia dos Titãs (The Hall of Elders' Crossing) uma imagem de uma página parcial supostamente retirada de O Pasquim se eleva. A página contém a imagem do que parece ser uma cópia capa-dura do romance, e um texto sobre o mesmo, declarando que o romance é "oficialmente não-oficial" e afirma que Lippert tem estado em contato com Rowling através de seu agente e que ele enviara a ela uma cópia prévia do livro. O texto então traz essa afirmação sem fonte: "Em resposta, a Sra. Rowling assegurou que aceitava sequências escritas por fãs como James Potter e a Travessia dos Titãs, desde que fossem respeitosas e apropriada a todos os leitores.O texto também diz que, caso não obtivesse aprovação de Rowling, Lippert teria terminado imediatamente seu projeto. Ela aprovou e autorizou Lippert à escrever até um 4º volume

James Potter e a Maldição do Guardião[editar | editar código-fonte]

James Potter e a Maldição do Guardião (James Potter and the Curse of the Gatekeeper, no original) trata-se do segundo livro da série a respeito de James Potter II. O livro possui 374 páginas, incluindo o prólogo e a apresentação ao fim. Assim como o primeiro livro, os capítulos deste livro foram lançados um por dia. Esse livro possui 20 capítulos e dessa vez James enfrenta um perigo ainda maior: A Maldição do Guardião, uma viagem ao tempo dos fundadores o faz que seu diretor está envolvido. Durante uma peça apresentada em Hogwarts (na qual James é o protagonista) a irmã de James, Lilian, para que se cumpra a Maldição do Guardião. Por enquanto ele consegue impedir mas durante a volta para casa James terá de enfrentar o próprio Guardião em pessoa e não cair nas tentações propostas por ele. Nota: O próprio Lippert afirmou em carta ao leitor que esse volume foi baseado em Harry Potter e a Câmara Secreta.

Sequências futuras[editar | editar código-fonte]

George Norman Lippert anunciou um novo projeto intitulado The Girl on the Dock baseada na personagem da série James Potter chamada Petra Morganstern. A história é mais sombria que a série James Potter e alguns chamam de "James Potter 2.5"

James Potter e a Cúpula dos Destinos[editar | editar código-fonte]

George Norman Lippert lançou um terceiro livro intitulado James Potter and the Vault of Destinies sendo traduzido no Brasil pelos grupos de fãs chamados "Máfia dos Livros" e "Armada Tradutora" como "James Potter e a Cúpula dos Destinos"

Tradução para o Brasil[editar | editar código-fonte]

Atualmente os livros são traduzidos para o português por fãs que fazem parte de grupos informais de tradução, com a permissão do próprio autor. A LLL, Armada Tradutora e Máfia dos Livros são os grupos que traduzem James Potter para o Brasil. Outro trabalho realizado por essas equipes é a publicação em português brasileiro do livro Tecnomancy, History and Magic Policies (Tecnomancia, História e Políticas Mágicas), também de Lippert, que trás algumas curiosidades a respeito do que se passa em James Potter e a Travessia dos Titãs.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]