James Root

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
James Root
Jim Root at Mayhem Fest 2.jpg
James Root durante performance no Mayhen Fest.
Informação geral
Nome completo James Donald Root
Também conhecido(a) como 4
Nascimento 2 de outubro de 1971 (42 anos)
Origem Las Vegas, Nevada
País  Estados Unidos
Gênero(s) Nu metal[1] [2]

Alternative metal[1]
Heavy metal[1]
Post-grunge[1]
Thrash Metal[1]

Instrumento(s) Vocais, Guitarra, Teclado
Período em atividade 1992 - 2014 (Stone Sour), 1999 - presente (Slipknot)

James Donald Root (Las Vegas,Nevada, 2 de outubro de 1971), ou simplesmente Jim Root, é um guitarrista estadunidense integrante da banda de metal Slipknot e ex integrante da banda de metal alternativo/post-grunge Stone Sour.

O Jim foi a última aquisição da banda Slipknot. Ele se juntou durante as gravações do primeiro álbum (O Seflt-Titled, Slipknot), e na foto oficial do álbum ele não aparece na capa (O outro guitarrista é Josh Brainard, que gravou algumas músicas deste [3] ).

Vida pessoal e carreira[editar | editar código-fonte]

Root, nasceu em Las Vegas, Nevada, e atualmente mora na Flórida. Ele ja tocou em bandas como Anal Blast, Atomic Opera, Deadfront e atualmente no Slipknot e Stone Sour, e voltou para a Stone Sour junto com o vocalista Corey Taylor, durante o seu relançamento, em 2002. Antes de entrar no Slipknot, trabalhou como garçom e busboy! Root entrou no Slipknot em Janeiro de 1999, substituindo o guitarrista original, Josh Brainard, que deixou a banda durante a gravação do album debut do Slipknot. Na verdade, as únicas duas músicas gravadas durante a sessões do álbum foi "Purity" e "Me Inside". Apesar disso, a canção tornou-se um grampo para a banda nos shows ao vivo. Depois da saida de Josh Brainard do Slipknot, o vocalista Corey Taylor convidou Root para se juntar a banda com base em experiências passadas para trabalhar com ele na Stone Sour, antes de deixar a banda para se juntar Slipknot. James é noivo de Cristina Scabbia, vocalista da banda de Gothic Metal Lacuna Coil.

Equipamento[editar | editar código-fonte]

Em Julho de 2007, James Root assinou com a Fender para tocar a guitarra Fender Telecaster. Este modelo está disponível em Telecaster plana preto com um escudo branco, braço e escala em maple, ou em branco com um escudo negro, braço em maple e escala em ébano. Ambos os modelos apresentam corpo em mogno, 22 trastes, um único controle de volume sem tom, hardware preto, e EMG humbuckers (EMG 81 na ponte e EMG 60 no braço).

Em Setembro de 2008 um anúncio no fórum oficial do Slipknot disse que um novo modelo Telecaster do James estava sendo concebida, e que os fãs foram necessários para dar a sua opinião sobre onde ela que poderia ser melhorada. Sem libertação de data ou um anúncio oficial da nova guitarra foi feita, apesar do recente vídeo para o single "Sulfur" ele tem sido visto usando uma Fender Stratocaster com muitas das mesmas características de sua assinatura Telecaster.

Em 2011 Jim apareceu com uma Jazzmaster com o seu combo EMG 60/81,a guitarra era branca,sem escudo.Corpo em Mogno (mohogany) com escala em maple.Um pontenciometro de volume e a chave seletora,Jim esta usando esse prototipo nos shows do Stone Sour.É ainda o prototipo,logos iremos ver ela no site da fender.

Na NAMM 2012 foi a apresentada a Squier Jim Root Signature , é uma versão de sua Telecaster , com escala em Ébano , braço de Maple , e corpo de Mogno , ela tem dois captadores humbuckers passivos , uma chave seletora e um knob de volume e é disponivel nas cores Preta e Branca.

Tambem na NAMM 2012 a Orange aprenta o Jim Root Dark Terror Head , um cabeçote de 7/15 watts , é praticamente uma versão do rockerverb de 15 watts , com a assinatura do eximio guitarrista do Slipknot . E tambem há seu gabinete com a sua assinatura.

Antes de lidar com Fender, havia sido visto usando uma PRS (A mesma guitarra usadas por Brad Delson e Mike Shinoda do Linkin Park), também com as guitarras Jackson , Maverick e Charvel e violões Martin, uma vasta gama de efeitos e pedais amplifcadores. Em 2009 um desempenho para Eurockeennes, Jim utilizara uma Gibson Flying V.

Guitarras[editar | editar código-fonte]

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Amplificadores[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Slipknot[editar | editar código-fonte]

Stone Sour[editar | editar código-fonte]

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e Steve Huey. All Music Guide article on Slipknot All Music Guide. Página visitada em 2007-02-11.
  2. MusicMight (2009-07-25). Slipknot Integrantes MusicMight.com. Página visitada em 2007-02-11.
  3. Slipknot Brasil - Ex-integrantes