James Thurber

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
James Thurber
Data de nascimento 8 de dezembro de 1894
Local de nascimento Columbus, Estados Unidos
Data de falecimento 2 de novembro de 1961 (66 anos)
Local de falecimento Nova Iorque, Estados Unidos
Gênero(s) Contos, Ensaio
Ocupação Humorista
Período de atividade 1929-1961
Obra(s) de destaque My Life and Hard Times,
My World - And Welcome to It
Influenciados Bob Newhart, Charles Bukowski, John Updike, Fran Lebowitz, Kurt Vonnegut, Joseph Heller

James Grover Thurber, (8 de dezembro de 1894 - 2 de novembro de 1961), foi um humorista e cartunista americano. Thurber foi especialmente conhecido pelas suas contribuições (cartoons e pequenas histórias) para a revista The New Yorker.

Thurber nasceu em Columbus, Ohio. Frequentou The Ohio State University, onde era membro da Phi Kappa Psi Fraternity. Juntou-se à revista The New Yorker e continuou a contribuir para esta durante os anos 50.

Thurber casou-se duas vezes. A sua única filha, Rosemary, nasceu do seu primeiro casamento com Althea Adams, entre 1922 e 1935. O seu segundo casamento, com Helen Wismer em 1935, durou até à sua morte.

Devido a um ferimento de infância, Thurber perdeu uma vista. Foi progressivamente perdendo a visão no olho que lhe restou. A sua vista piorava à medida que ia crescendo. Também sofreu de um problema na tireóide por mais de 2 anos nos anos 50, e morreu devido às complicações que surgiram após a remoção de um tumor benigno no cérebro.

Thurber trabalhou arduamente durante os anos 20, tanto nos Estados Unidos como em França, para se estabelecer como escritor profissional. Entretanto, único entre as principais figuras literárias americanas, ficou igualmente bem conhecido pelos seus simples, surrealistas desenhos e cartoons.

Um de seus livros, traduzidos para o português é "Luas e Luas" pela Editora Ática com tradução de Dinah Abreu Azevedo. Este livro foi publicado pela primeira vez em 1943. Com a morte de Thurber, sua filha Rosemary reescreveu a história, encurtando-a um pouco e deixando as ilustrações a cargo de um grande amigo de seu pai, o também americano Marc Simont.

Outro livro traduzido para o português é "A Última Flor - Uma Parábola em Imagens", pela Editora Expressão e Cultura, em 1979, com tradução de Carlos Eduardo Novaes.


Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: James Thurber
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com James Thurber


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.