Jammil e uma Noites

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jammil e Uma Noites)
Ir para: navegação, pesquisa
Jammil e Uma Noites
Jammil faz show em Brasília, 2012.
Informação geral
Origem Bahia
País Brasil
Gênero(s) Axé, Samba-reggae, MPB
Período em atividade 1994
Gravadora(s) TPM Music
Página oficial Jammileumanoites.com.br
Integrantes Levi Lima (vocal)
Beto Martins (bateria)
Maguinho (baixo)
Fabinho Scooby (teclado)
Ariel Rangel (percussão)
Ex-integrantes Tuca Fernandes (1994-2011)[1]
Roberto Espínola (1994-2011)
Manno Góes (1994-2013)

Jammil e Uma Noites, conhecido também apenas como Jammil, é uma banda brasileira de axé music, samba-reggae e MPB formada por Levi Lima (vocal) e Manno Góes (baixo e vocal). Dentro o repertório de sucesso do grupo estão as canções "Praieiro", "Tchau (I Have to Go Now)", "Ê, Saudade" e "De Bandeja".

Biografia[editar | editar código-fonte]

EM 1994 Tuca Fernandes (ex vocalista), Manno Góes (baixo e vocal) e Roberto Espínola (guitarra e vocal) se juntaram para formar uma grupo que misturasse axé music com samba-reggae, começando por fazer covers de Bob Marley, UB40, Tim Maia, Jorge Benjor e de outros artistas que admiravam. Em 1997 receberam um convite da gravadora EMI Music para a gravarem seu primeiro álbum. Foi quando a banda decidiu batizar o grupo com o nome de Jammil e Uma Noites, um trocadilho com o livro Mil e Uma Noites.

De lá para cá gravaram dois discos pela EMI, dois pela extinta Abril Music, um pela semi-independente Atração, dois independentes e dois Som Livre, em parceria com a Bahia Cinema e Vídeo e a TPM Music, selo da banda. O Jammil e Uma Noites foi a primeira banda baiana a gravar um DVD, o que aconteceu em 2002. Em seguida, veio o CD e DVD Praieiro Ao Vivo, lançado em 2005, registro de um show na casa paulista DirecTV Music Hall, atual Citibank Hall e de um show acústico realizado na Costa do Sauípe, Bahia, tendo duas faixas bônus gravadas no evento Axé Minas, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Seu álbum mais recente é Jammil Três, novo CD e terceiro DVD da banda, gravado inteiramente na Bahia. Traz o registro de um show na Ilha dos Aquários, em Porto Seguro, e também os melhores momentos da banda no Carnaval de Salvador.

Em abril de 2011 Tuca Fernandes anunciou que estava deixando a banda para seguir carreira solo.[1]

Levi Lima é o novo cantor do Jammil e o primeiro sucesso com a nova formação se chama "Colorir Papel", que está na trilha sonora da novela Fina Estampa.

No dia 11 de fevereiro de 2012, fez um show no Big Brother Brasil 12.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Anexo:Discografia de Jammil e uma Noites

Álbuns em estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.