Jammu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Localização de Jammu

Jammu (Hindi: जम्मू, Urdu: جموں) é uma região no sudoeste de Caxemira e o nome da capital dessa região. É também um distrito do estado de Jammu e Caxemira.

Distrito de Jammu[editar | editar código-fonte]

Jammu é actualmente um dos distritos do estado de Jammu e Caxemira, e faz fronteira com o Paquistão e República Popular da China. É densamente povoado, atingindo os 2.718.000 habitantes no censo de 1981 e 12,378 km² de área. Em Jammu situam-se alguns dos templos mais importantes da religião hindu, que é também a que é praticada pela maior parte da população (67%). O Islão e o Sikhismo têm igualmente forte presença cultural.

Cidade de Jammu[editar | editar código-fonte]

A cidade de Jammu é a segunda mais importante de Jammu e Caxemira, depois de Srinagar, e era a capital de Verão quando Caxemira era um estado soberano (agora é a capital de Jammu e Caxemira de Inverno e Srinagar a de Verão). A cidade contava com cerca de 230.000 habitantes no censo de 1981.