Jan A. P. Kaczmarek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jan A. P. Kaczmarek
Informação geral
Nome completo Jan Andrzej Paweł Kaczmarek
Nascimento 29 de abril de 1953 (60 anos)
Local de nascimento Konin,  Polônia
Gênero(s) Trilha Sonora
Ocupação(ões) Compositor
Período em atividade 1977-presente
Página oficial jan-ap-kaczmarek.com

Jan Andrzej Paweł Kaczmarek (29 de abril de 1953) é um compositor polonês. Ele já compôs a trilha sonora para mais de cinquenta filmes e documentários, incluindo Unfaithful (2002), Finding Neverland (2005), Evening (2007) e The Visitor (2008).

Infância[editar | editar código-fonte]

Kaczmarek nasceu em Konin, Polônia. Ele começou a estudar música desde cedo, se formando na Universidade Adam Mickiewicz, em Poznań

Carreira[editar | editar código-fonte]

No final da década de 1970, Kaczmarek começou a trabalhar com Jerzy Grotowski e seu "laboratório de teatro". Ele criou a Orquestra do Oitavo Dia em 1977. Ele gravou seu primeiro álbum, Music for the End, em 1982.

Em 1989, ele se mudou para Los Angeles, Califórnia. Em 1992 ele venceu o prêmio da Drama Desk para Melhor Música para uma Peça, por 'Tis Pity She's a Whore.

Em 2006, Kaczmarek venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora por seu trabalho no filme Finding Neverland. Ele também venceu um prêmio da National Board of Review e foi indicado ao Golden Globe e ao BAFTA Award.

Além de seu trabalho em filmes, Kaczmarek também compôs duas peças sinfônicas para importantes ocasiões nacionais na Polônia: Cantata for Freedom (2005), para comemorar os 25 anos do movimento Solidarność, e Oratorio 1956 (2006) para celebrar os 50 anos dos levantes contra o governo totalitário em Poznan. Ambas as estréias foram transmitidas ao vivo pela televisão.

Em 2007, ele começou a trabalhar em um instituto de cinema na sua natal Polônia. Inspirado pelo Instituto Sundance, ele planeja que o instituto sirva como um centro europeu para desenvolvimento de novos trabalhos no cinema, TV, teatro, música e novas mídias. Seu Instituto Rozbitek abriu em 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um compositor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.