João I de Brabante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jan I de Brabante)
Ir para: navegação, pesquisa
Codex Manesse Johann von Brabant.jpg

João I de Brabante, o Vitorioso (Bruxelas, 1253 - Lovaina, 3 de maio de 1294), foi duque de Brabante de 1267 a 1294 e duque de Limburgo de 1288 a 1294, filho de Henrique III, duque de Brabante, e de Adelaide da Borgonha.

Seu irmão mais velho, deficiente mental, é deposto do ducado em 1267 e internado por uma ordem sua, sucede-o.

Reaproxima-se da realeza francesa ao casar-se com uma filha de São Luís, mas ela morre pouco depois. No entanto, os laços com a França perduram, e o novo rei francês, Filipe III, casa-se em 1274 com uma irmã sua.

Em 1276, une-se ao exército de seu cunhado para defender os direitos de Afonso de la Cerda contra Sancho IV de Castela, e depois participa, em 1285, na Cruzada de Aragão. Luta também contra muitos dos vizinhos do Ducado de Brabante.

Em 1283, a duquesa Ermengarda de Limburgo falece e o imperador Rodolfo I de Habsburgo permite que o ducado passe, sob aluguer, ao viúvo, Renaud I de Güéldria, ignorando os pedidos de Adolfo V de Berg, que o reivindica. Sem poder fazer valer suas pretensões através das armas, Adolfo V de Berg vende seus direitos a João I de Brabante, que parte para a conquista do Ducado de Limburgo. Seguem cinco anos de guerras, que terminam na batalha de Worringen, onde João vence Reinaldo I de Guéldria e seus aliados. Reinaldo é obrigado a renunciar a Limburgo em 15 de outubro de 1289.

Nos anos seguintes, João I se reaproxima da Inglaterra, casando seu filho a uma filha de Eduardo I.

Jan I é considerado um modelo perfeito de príncipe feudal: bravo, aventuroso, excelente em qualquer tipo de atividade física, amante das aparências e de temperamento generoso. Isto o fez muito popular na imaginação coletiva e na literatura da Idade Média. Até hoje existe uma ode a ele, tão conhecida que foi uma candidata ao hino de Brabante do Norte. Também ficou conhecido por seus muitos filhos ilegítimos. Impressionava em torneios e adorava participar em duelos.

Em 1294, acompanha o conde de Bar Henrique III que vem desposar uma filha de Eduardo I. Dão-se muitas festas e torneios. Durante um duelo, Jan I cai sob seu próprio cavalo, gravemente ferido no braço pela lança de seu adversário. Falece naquela mesma noite.

Casamentos e filhos[editar | editar código-fonte]

Casa-se em primeiras noites, em fevereiro de 1271, com Margarida de França (12551272), filha de São Luís, rei de França e de Margarida de Provença, e têm:

  • um filho, nascido e morto em setembro de 1272;

Viúvo, casa-se novamente em 1273 com Margarida de Flandres (12511285), filha de Guy de Dampierre, conde de Flandres e de Mathilde de Béthune. Têm:

Precedido por
Henrique IV
duque de Brabante
Armoiries Brabant.svg

Sucedido por
João II
Precedido por
Renaud I
duque de Limburgo
Armoiries Limbourg.png

Sucedido por
João II