Jane Anderson (jornalista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Jane Anderson (Nazi collaborator) (desde janeiro de 2013). Ajude e colabore com a tradução.
Jane Anderson
Nome completo Jane Anderson
Nascimento 06 de Janeiro de 1888
Atlanta, Geórgia
Morte 05 de maio de 1972 (84 anos)
Madrid,  Espanha
Nacionalidade  Estados Unidos
Ocupação Jornalista

Jane Anderson (Atlanta, Geórgia, Estados Unidos em 06 de Janeiro de 1888 - Madrid, Espanha em 05 de Maio de 1972) era uma Jornalista americana acusada de fazer propaganda nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi indiciada sob a acusação de traição, em 1943, mas depois da guerra as acusações foram retiradas por falta de provas.

Prisão[editar | editar código-fonte]

Quando a Alemanha nazista rendeu em Maio de 1945, Anderson se escondeu em vários locais na Alemanha e Áustria. Finalmente, em 02 de abril de 1947, ela foi presa em Salzburgo, Áustria e colocado sob custódia militar dos EUA.

Anos depois[editar | editar código-fonte]

Anderson foi liberada da custódia em Salzburgo, no início de Dezembro de 1947.[1] Ela, então, passou a viver com seu marido na Almoharín no mundo pós-guerra da Espanha falangista. No início de 1960 eles se mudaram para Cáceres, onde ela deu aulas particulares de Inglês e Alemão. Após a morte do marido, ela mudou-se para Madrid, onde morreu em 1972.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Leituras adicionais[editar | editar código-fonte]

Donald E. Wilkes Jr. Jane Anderson: The Nazi Georgia Peach (1995), Jane Anderson: Nazi Georgia Peach, Part 2 (1995), Jane Anderson: Nazi Georgia Peach, Part 3 (1995)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jane Anderson (jornalista)
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Nazismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.