Jane Calamidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Calamity Jane, com 30 anos

Martha Jane Canary-Burke (Princeton, 1 de maio de 18531 de agosto de 1903), mais famosa pela sua alcunha de Calamity Jane (em português: Jane Calamidade), era uma famosa mulher aventureira que viveu nos tempos do Velho Oeste nos Estados Unidos, possível esposa de Wild Bill Hickok, foi uma guia ou batedora profissional (scout) e lutou contra os ameríndios.

Nascida em Princeton, Missouri, era a mais velha de 6 filhos. Ela viveu algum tempo em Virginia City, Montana. Em 1868 ela se mudou para Wyoming. Em 1870 ela se tornou guia e adaptou um uniforme de soldado para usar. Ela serviu na campanha do General Custer em 1872. Nessa época é que ela passou a se autodenominar Calamity Jane. Em 1876, ela trabalhou como prostituta e depois cozinheira e lavadeira, para uma mulher conhecida por Madam Dora DuFran, próximo a Black Hills. Ela viajou de trem para Deadwood com Wild Bill Hickok e Charlie Utter. Hickok morreu durante uma partida de poker em 2 de agosto de 1876. Calamity alegou que os dois tinham se casado e que Hickok era o pai de sua filha Jane, que disse ter nascido em 1873. A criança depois foi adotada. Em 1941 foi encontrado um registro do casamento de 25 de setembro de 1873, em Benson's Landing, Montana, que aparentemente confirma a história.

Calamity Jane se mudou para El Paso, Texas, em 1884, onde ela se casou com Clinton Burke em 1885. Se separaram em 1895. Em 1896 ela começou a viajar com o show de Buffalo Bill (Buffalo Bill's Wild West show), onde continuou até o fim da sua vida. Ela morreu de complicações de uma pneumonia em 1903.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em 1936 foi feito o filme The Plainsman, com Gary Cooper como Wild Bill Hickok e Jean Arthur como Calamity Jane.
  • Em 1953 Doris Day estrelou um ótimo filme musical sobre Calamity Jane (conhecido no Brasil como "Ardida como Pimenta");
  • Em 1995 no filme Tall Tale ela foi mostrada como o amor de Pecos Bill.
  • O Desenho do Pica-pau faz paródia sobre ela em vários episódios
  • Calamity também apareceu no filme Hidalgo, de 2004
  • Calamity Jane é uma personagem importante da série Deadwood da HBO;
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jane Calamidade