Jane Espenson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jane Espenson
Espenson em setembro de 2006
Nome completo Jane Amanda Espenson
Nascimento 14 de julho de 1964 (50 anos)
Ames, Iowa,  Estados Unidos
Ocupação Roteirista
Produtora
Outros prêmios
Hugo Award
2003 – Melhor Apresentação Dramática, Forma Curta (Buffy the Vampire Slayer)
2012 – Melhor Apresentação Dramática, Forma Longa (Game of Thrones)
Página oficial
IMDb: (inglês)

Jane Amanda Espenson (14 de julho de 1964) é um roteirista e produtora de televisão americana. Ela trabalhou durante cinco anos como roteirista e produtora da série Buffy the Vampire Slayer, vencendo Hugo Award por escrever o episódio "Conversations with Dead People". Entre 2009-2010, ela serviu em Caprica como co-produtora executiva e produtora executiva da série.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Espenson nasce e cresceu em Ames, Iowa.[1] Quando era um adolecente, Espenson descobriu que M*A*S*H aceitava submissões de roteiros sem pagamento ou promessa de trabalho futuro. Apesar de não ser uma roteirista estabelecida na época, ela planejou escrever seu primeiro episódio. Ela lembra, "Foi um desastre. Eu nunca o enviei. Eu não sabia o formato correto. Eu não sabia o endereço para onde enviar, e eu pensei, 'eles não podem me contratar até eu terminar o ensino fundamental mesmo'".[2] Enquanto Espenson estudava ciência da computação e linguística na Universidade da Califórnia em Berkeley, ela submeteu vários roteiros para Star Trek: The Next Generation como parte do do programa de submissão de roteiros aberto a roteiristas amadores; Espenson se referiu ao programa como a "última porta aberta do mundo do espetáculo".[1]

Sua deslanchada foi em 1992 depois de ter sido vista pela Disney Writing Fellowship,[2] que a levou a vários sitcons, incluindo a comédia Dinosaurs da ABC.[3] Em 1997 ela se juntou a equipe de Ellen como roteirista e produtora.[2] Depois de um ano, Espenson decidiu mudar da comédia para o drama e aplicou para uma posição em Buffy the Vampire Slayer.

Trabalho[editar | editar código-fonte]

Buffy the Vampire Slayer[editar | editar código-fonte]

Em 1998, Espenson se juntou a Mutant Enemy Productions como editora executiva de histórias para a terceira temporada de Buffy the Vampire Slayer. Espenson escreveu ou co-escreveu vinte e três episódios, começando com "Band Candy" e terminando com o penúltimo episódio da série, "End of Days". Depois de seu trabalho como editora executiva de histórias, ela foi promovida a co-produtora na quarta temporada. Na quinta temporada ela foi promovida novamente, dessa vez para produtora. Ela assumiu o papel de produtora supervisora na sexta temporada e depois co-produtora executiva na sétima, e última, temporada.

Ela escreveu tanto episódios humorísticos (por exemplo "Triangle" e "Intervention") e dramáticos (como "After Life"). Espenson e Drew Goddard co-escreveram o episódio "Conversations with Dead People" da sétima temporada, que venceu o Hugo Award por Melhor Apresentação Dramática, Forma Curta em 2003.[4]

Battlestar Galactica e Caprica[editar | editar código-fonte]

Espenson se juntou a equipe da série de ficção científica Battlestar Galactica após Battlestar Galactica: Razor, o primeiro filme para a televisão de BSG, foi concebido.[5] Como co-produtora executiva de BSG, ela trabalhou em todos os episódios da quarta temporada da série, começando com "He That Believeth in Me"; ela também foi a roteirista de "Escape Velocity" e "The Hub". Antes de se juntar a equipe do programa, ela escreveu um episódio da quarta temporada e co-escreveu outro. De janeiro de 2010 ela começou a trabalhar como co-produtora executiva da série Caprica até novembro do mesmo ano quando a série foi cançelada.

Outros[editar | editar código-fonte]

Espenson já escreveu roteiros para várias outras séries, incluindo Star Trek: Deep Space Nine ("Accession"), Firefly ("Shindig"), The O.C. ("The Gamble"), Game of Thrones ("A Golden Crown") e dois episódios de Gilmore Girls. Ela também trabalhou em Angel, Tru Calling, The Batman, Dollhouse e foi a co-criadora de Warehouse 13.

Referências

  1. a b Biography JaneEspenson.com..
  2. a b c Kelly, Suzanne (28 de janeiro de 2011). Jane Espenson: Writer, sci-fi thriller, one nerdy lady CNN..
  3. Jane Espenson Internet Movie Database..
  4. The Hugo Award (By Year) Worldcon..
  5. 05/29/2008: Link Letters JaneEspenson.com. (maio de 2008).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]