Jane Eyre (1944)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jane Eyre (filme 1944))
Ir para: navegação, pesquisa
Jane Eyre
Jane Eyre (PT/BR)
 Estados Unidos
1944 • P&B • 97 min 
Realização 3 de fevereiro de 1944
Direção Robert Stevenson
Produção William Goetz
Kenneth Macgowan
Orson Welles (não-creditado)
Roteiro John Houseman
Aldous Huxley
Henry Koster
Robert Stevenson
Charlotte Brontë (romance)
Elenco Orson Welles
Joan Fontaine
Margaret O'Brien
Peggy Ann Garner
John Sutton
Sara Allgood
Henry Daniell
Agnes Moorehead
Género romance, drama
Idioma inglês
Música Bernard Herrmann
Cinematografia George Barnes
Edição Walter A. Thompson
Distribuição Classicline (no Brasil)
Página no IMDb (em inglês)

Jane Eyre é um filme estadunidense de 1944, adaptado do romance homônimo, de Charlotte Brontë, escrito em 1847. Feito pela 20th Century Fox, foi dirigido por Robert Stevenson e produzido por William Goetz, Kenneth Macgowan e Orson Welles (não-creditado).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme começa contando sobre a triste infância de Jane Eyre (Joan Fontaine), órfã de pai e mãe, que vive infeliz na casa de sua tia, a Sra. Reed (Agnes Moorehead), que a detesta. Após um confronto com esta, Jane é enviada para um colégio interno. O lugar é totalmente inferior àquilo do que Jane esperava - ela achava boa a ideia de ir para a escola pelo fato de se livrar de sua tia, mas ao chegar lá começou a perceber que as pessoas de lá a tratavam como uma criança má ao saber que Jane e sua tia não tinham um bom relacionamento.

O tempo passa, e, quando adulta, Jane decide sair do internato para trabalhar como governanta da garota Adèle (Margaret O'Brien), a pupila de Edward Rochester (Orson Welles), por quem Jane acaba se apaixonando. Ele é o dono do castelo Thornfield Hall, um lugar que guarda antigos segredos que dificultarão o amor entre Rochester e Jane.

Produção[editar | editar código-fonte]

  • O roteiro foi escrito por John Houseman, Aldous Huxley, Henry Koster e Robert Stevenson, baseado no romance de Charlotte Brontë. Anteriormente, a adaptação foi veiculada como novela de rádio, no programa de Orson Welles Mercury Theatre on the Air, tendo John Houseman como colaborador.
  • As cenas do incêndio, com atmosfera gótica, aventa-se a possibilidade de ter sido criado por Welles, mas não foi creditado como tal.
  • Essa foi a 7ª versão filmada do romance Jane Eyre.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]