Jani Beg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Jani Beg (? — morto em 1357) foi o khan da Horda de Ouro entre os anos de 1342 a 1357, sucedendo seu pai Uzbek Khan.

Após mandar matar dois de seus irmãos, Jani Beg começou seu reino. Ele ficou conhecido por ter interfeiro ativamente nos assuntos dos principados russos e da Lituânia. Simeon Gordiy e Ivan II, grão-príncipes de Moscou, ficaram sob constante pressão militar e política de Jani Beg. Para aumentar seu poder na Horda, Jani Beg forçou seus súditos a se converterem ao Islamismo. Durante seu reinado, a Horda de Ouro começou a apresentar sinais de divisão feudal. Em 1356, Jani Beg conduziu uma campanha militar no Azerbaijão, onde conquistou a cidade de Tabriz, onde instalou um governante. Porém logo depois disso houve uma revolta em Tabriz que fez com que o poder na área fosse passado para a dinastia Jelarida, que logou se tornou hostil a Jani Beg.

Em 1357 Jani Beg foi assassinado, tendo sido sucedido por seu filho Berdi Beg, cujo reinado duraria apenas dois anos, dando início a um período de turbulência política na Horda de Ouro que durou até a ascensão de Tokhtamysh, em 1378.

Precedido por
Uzbek
Khan da Horda Azul
13421357
Sucedido por
Berdi Beg