Jaraguá (Goiás)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Jaraguá
"Lendária Terra"
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 29 de julho de 1736 278 anos
Fundação 29 de julho de 1882
Gentílico jaraguense
Prefeito(a) Ival Avelar (PTB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Jaraguá
Localização de Jaraguá em Goiás
Jaraguá está localizado em: Brasil
Jaraguá
Localização de Jaraguá no Brasil
15° 45' 25" S 49° 20' 02" O15° 45' 25" S 49° 20' 02" O
Unidade federativa  Goiás
Mesorregião Centro Goiano IBGE/2008[1]
Microrregião Anápolis IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Pirenópolis, Goianésia, São Francisco de Goiás, Uruana, Itaguaru, Itaguari, Jesúpolis, Santa Isabel
Distância até a capital 124 km
Características geográficas
Área 1 888,938 km² [2]
População 41 888 hab. (GO: 24º) –  Censo IBGE/2010[3]
Densidade 22,18 hab./km²
Altitude 610 m
Clima tropical úmido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,728 alto PNUD/2000[4]
PIB R$ 288 003,288 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 7 022,07 IBGE/2008[5]
Página oficial

Jaraguá é um município brasileiro do estado de Goiás situado no Parque Ecológico da Serra de Jaraguá. É um município emancipado de Pirenópolis e se inclui na Microrregião de Anápolis, no Vale do São Patrício, conhecido por seu patrimônio cultural sendo uma das cidades mais antigas do estado e por ser considerada o maior pólo de confecção do Centro-Oeste.

Sua população segundo o censo do IBGE 2010 é de 41.870 habitantes. Jaraguá é conhecida por ser a capital das confecções do estado de Goiás.

História[editar | editar código-fonte]

Não se sabe ao certo como Jaraguá nasceu. Alguns dizem que existia uma tribo na beira do rio Parí chamada de Jaguarás, (uma das poucas tribos de índios canibais do Brasil colonial). Então com a busca do ouro se fixaram gente próximo a serra de Jaraguá onde existem os casarões mais antigos; daí então surgiu Jaraguá, por volta de 1785. Pouco se sabe sobre tal tribo que ali habitava. Cartas antigas encontradas em ruínas de garimpos retratam um grande conflito entre índios e fazendeiros. Ao que tudo indica os índios saíram na pior.[6]

As Folias de Reis que acontecem todos os anos em Jaraguá é uma tradição centenária que passa de pais para filhos. Aos poucos vão passando por significativas mudanças. As folias são uma tradição católica onde se comemora a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, nascido em Belém da Judéia, cujo propósito da visita era levar presente e adoração a Cristo que nasceu em um estábulo,local onde ficavam animais. As folias começam no Natal e termina no dia de Santo Reis que se dá no dia seis de janeiro.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Dada a extensão do município, existem ainda diversos povoados, a saber: Alvelândia, Artulândia (às margens da rodovia GO-080), Cruzeirinho, Mirilândia, Monte Castelo, Palestina, Santa Bárbara, Vila Aparecida (Chapeulândia) e São Geraldo. Uma fato interessante é a qualidade das terras de Jaraguá que no lado direito da Br153 sentido Goiânia são as melhores terras da região. Ja o lado esquerdo á presença de muitas serras e solo muito fraco. salvo alguns veios e beiras de rios.

A elevação mais importante é a Serra do Jaraguá, onde encontram-se instaladas as torres repetidoras de televisão. A serra do Jaraguá também é conhecida por ser parte do campeonato nacional de parapente, por ter correntes de ar muito boas para a prática desse esporte.

Distritos emancipados

As seguintes cidades já fizeram parte da região de Jaraguá:

Clima e Vegetação[editar | editar código-fonte]

Segundo classificação de Koeppen, é do tipo Tropical Úmido,-AW, tipicamente quente e com o período de chuvas bem definido (Verão- setembro a abril) e o inverno seco (maio a setembro). Possui uma vegetação principalmente de Cerrado e floresta tropical.

Topografia[editar | editar código-fonte]

Plana: 55% Ondulada: 35% Montanhosa: 10% Altitude Média: 610 metros

Cultura e Educação[editar | editar código-fonte]

Instituições de Ensino

Municipais

Escola Pequeno Príncipe.(Vila São José), Escola José Peixoto da Silveira.(Jardim Atlântico), Escola José Peixoto da Silveira II.(Centro), Escola Ilda Gonçalves Trindade. (Jardim Primavera), Escola Adventista. (Vila Brasilinha), Escola Adventista II. (Vila Natalina), Escola Lyra Machado Gomes e Sousa. (Setor Morada Nova), Escola Municipal Affonsina de Freitas - antiga Fundação Cultural Maria Córdoba de Freitas. (Bairro Feliz).

Estaduais

Escola Manoel Ribeiro de Freitas Machado. (Vila Izaura), Escola Diógenes de Castro Ribeiro. (Vila Izaura), Escola Dr. Ornelo Machado. (Centro), Escola Balthazar de Freitas. (Centro), Colégio Diógenes de Castro Ribeiro - o famoso "colégio de cima". (Vila Bandeira), Colégio Sílvio de Castro Ribeiro - o também famoso "colégio de baixo". (Vila Bandeira), Antigamente existia uma grande rixa entre alunos dos dois colégios anteriores. Colégio São José. (Vila Rio Vermelho).

Particulares

Colégio Genius. (Arco-Íris Park),Colégio Mérito. (Centro),Instituto de Ensino Aprender.

Escola Infantil Aprender. (Vila Izaura).

Creches

Pequeno Sol. (Vila Solidariedade), Lar Betel. (Bairro São Sebastião), Vó Zita. (Jardim Aeroporto).

Comunicações[editar | editar código-fonte]

O População de Jaraguá conta com três emissoras de rádio: Rádio Cidade de Jaraguá (AM), Rádio Sucesso (FM) e uma comunitária Rádio Nova Dimensão (FM)

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 de dezembro de 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  6. História jaragua.go.gov.br. Visitado em 17 de julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.