Jaraguá do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jaraguá do Sul
  Município do Brasil  
Vista da cidade, a partir do morro Boa Vista
Vista da cidade, a partir do morro Boa Vista
Vista da cidade, a partir do morro Boa Vista
Símbolos
Bandeira de Jaraguá do Sul
Bandeira
Brasão de armas de Jaraguá do Sul
Brasão de armas
Hino
Lema Grandeza pelo trabalho
Gentílico jaraguaense
Localização
Localização de Jaraguá do Sul em Santa Catarina
Localização de Jaraguá do Sul em Santa Catarina
Localização de Jaraguá do Sul em Santa Catarina
Jaraguá do Sul está localizado em: Brasil
Jaraguá do Sul
Localização de Jaraguá do Sul no Brasil
Mapa
Mapa de Jaraguá do Sul
Coordenadas 26° 29' 09" S 49° 04' 01" O
País Brasil
Unidade federativa Santa Catarina
Região metropolitana Jaraguá do Sul
Municípios limítrofes Blumenau, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Joinville, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, São Bento do Sul e Schroeder
Distância até a capital 182 km
História
Fundação 25 de julho de 1876 (147 anos)
Emancipação 26 de março de 1934 (90 anos)
Administração
Prefeito(a) José Jair Franzner (MDB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 532,590 km²
População total (IBGE/2022[2]) 182 660 hab.
 • Posição SC: 9º
Densidade 343 hab./km²
Clima subtropical (Cfa)
Altitude 30 m
Fuso horário Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,803 muito alto
 • Posição SC: 8º; BR: 34º
PIB (IBGE/2013[4]) R$ 7 846 725 mil
 • Posição BR: 107º
PIB per capita (IBGE/2020[4]) R$ 55 108,89
Sítio http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/ (Prefeitura)
http://www.jaraguadosul.sc.leg.br/ (Câmara)

Jaraguá do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º29'09" sul e a uma longitude 49º04'01" oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Possui uma área de 532,59 km².

História[editar | editar código-fonte]

Em 1864 a Princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orléans, Conde d'Eu. Como parte do dote constavam as terras que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul.

O engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro Emílio Carlos Jourdan, amigo do conde d'Eu e da princesa Bernarda, ficou encarregado da demarcação das terras em 1875, que se localizavam entre a margem direita do rio Itapocu e a esquerda do rio Jaraguá indo, ao Norte, até o rio Negro. No início eram 12 léguas quadradas (209.6km²), sendo aumentadas posteriormente para 25 léguas quadradas (436.7km²).

Durante o processo da demarcação, Jourdan contratou ferreiros, marceneiros, carpinteiros, pedreiros e lavradores, a maioria vindo do nordeste, para a construção do engenho e a plantação da lavoura de cana-de-açúcar.

Em 1879, O engenheiro Krohne saiu de São Bento do Sul para explorar a região, abrindo picada pelo rio Itapocu até Jaraguá. Já os colonizadores Otto Hillbrecht e sua família chegaram em 1897, cursando o rio Itapocu em canoas, seguidos por outros, no mesmo ano.

Com a República, as terras dotais voltaram a ser patrimônio da União, e em 1893 para a jurisdição dos Estados. As terras devolutas na região, à margem direita do Rio Jaraguá, passaram a ser colonizadas pelo Estado a partir de 1891, na região de Garibaldi e Alto Garibaldi com imigrantes húngaros, e nas regiões de Rio da Luz e Rio Cerro com colonizadores alemães, e neste último também com imigrantes italianos.

Durante sua história, Jaraguá pertenceu a São Francisco do Sul, Paraty (atual Araquari) e a Joinville. Somente no século passado, pelo Decreto nº 565 de 26 de março de 1934, Jaraguá foi desmembrado de Joinville, tornando-se município. Por ocasião da emancipação, o novo município denominou-se simplesmente Jaraguá, sendo seu nome alterado para Jaraguá do Sul em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei Estadual nº 941, por haver outro município mais antigo com o mesmo nome, localizado no estado de Goiás.

O topônimo Jaraguá é de origem tupi-guarani e significa "Senhor do Vale".[5] É como os índios chamavam o Morro Boa Vista, um dos mais imponentes na cidade.

Para Calixto D. Borges, um dos canoeiros de Jourdan, as máquinas para o engenho Jaraguá chegaram no dia 15 de abril de 1876. Sendo esta data contestada e na impossibilidade de precisar a do real estabelecimento de Emílio Carlos Jourdan na localidade, decidiu-se por 25 de Julho de 1876 como a data de fundação de Jaraguá do Sul, dia em que também são homenageados o imigrante, o colono e o motorista.

Economia[editar | editar código-fonte]

Jaraguá do Sul é a sétima maior economia de Santa Catarina, atrás de Joinville, Itajaí, Florianópolis, Blumenau, Chapecó e São José[6], sendo o terceiro núcleo industrial do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções. É conhecida como "Capital Nacional da Malha". Destacam-se também empresas do ramo de tecnologia e prestação de serviços.

Indústria[editar | editar código-fonte]

Sendo colonizada pelas etnias húngara, polonesa, Italiana e alemã que anualmente faz a Schützenfest (Festa dos Atiradores) - , Jaraguá foi a cidade que mais cresceu economicamente nos últimos 3 anos em Santa Catarina.

Dentre as indústrias sediadas em Jaraguá do Sul podem-se citar a WEG, no ramo de estruturas metálicas, a empresa Metalúrgica TS, no setor de confecções Marisol, Malwee, Nanete, Kamylus, Elian, Lecimar (Malharia), Metalúrgica Menegotti, CSM (Equipamento pra construção), Duas Rodas, Chocoleite, Arroz Urbano e Bretzke (Alimentos), Argi, HC Hornburg, Riegel (Carroçarias Rodoviárias), Trapp (Equipamentos para jardinagem), Sol Paragliders, Bold (Acrílicos), Estofados Jardim, Bell'Arte, Feeling (Estofados), Orbhes (colchões), Tritec, Fortiplás (Plásticos), Wolf (Borrachas), Marcatto (Chapéus), Eletrogasmaq (peças pra linha branca), Indumak, Raumak (Tecnologia), Zanotti (Elásticos), Metalnox (Tecnologias e soluções inovadoras para a indústria têxtil e de Foto Produtos). Fato curioso que todas essas indústrias são de origem familiar, e que com o tempo se tornaram grandes complexos industriais.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Situado na latitude 26° 29’ 10’’ sul e na longitude 49° 04’ 00’’ oeste, possuía uma população de 182 660 habitantes[7], conforme dados do IBGE de 2020. Faz divisa com Campo Alegre, São Bento do Sul ao norte; Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder ao leste e com Corupá ao oeste. O rio Itapocu é o principal rio, atravessando toda cidade, e tendo como principais afluentes os rios Jaraguá e Itapocuzinho.

Clima[editar | editar código-fonte]

Gráfico climático para Jaraguá do Sul
JFMAMJJASOND
 
 
194
 
29
19
 
 
223
 
28
20
 
 
184
 
28
19
 
 
122
 
26
16
 
 
108
 
23
13
 
 
78
 
21
11
 
 
87
 
21
11
 
 
107
 
22
12
 
 
114
 
22
13
 
 
153
 
24
15
 
 
116
 
26
17
 
 
147
 
28
18
Temperaturas em °CPrecipitações em mm

Fonte: Tempo Agora

O clima da cidade é considerado subtropical, com temperatura média anual ao redor de 21 °C. No verão as temperaturas frequentemente ultrapassam os 35 °C. O inverno é relativamente frio para os padrões brasileiros, com uma média das temperaturas mínimas ao redor de 12 °C nos meses de junho e julho. Geadas ocorrem praticamente em todos os invernos, mas não necessariamente em todos os bairros: Chico de Paulo, Barra do Rio Cerro, Rio Cerro I, Rio Cerro II, Rio da Luz, Garibaldi, Nereu Ramos, Santa Luzia, Três Rios, Jaraguá 84 e Jaraguá 99 registram geadas em, praticamente, todos os invernos. Vila Nova, Rio Molha, Czerniewicz, Amizade, Chico de Paulo e os demais bairros com uma certa frequência. Centro, Nova Brasília, Vila Lenzi, São Luiz, Tifa Martins, Centenário, raramente registram geadas. Temperaturas negativas são raras, a última registrada foi de -0,9 °C em 24 de julho de 2013, já a temperatura mais baixa ocorreu em 19 de julho de 1975, quando os termômetros ficaram abaixo de -2 °C. O mês mais chuvoso é janeiro, com média de 246 mm, e o menos chuvoso é agosto, com média de 93 mm. A pluviosidade média anual é de 1836 mm.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Evolução demográfica

Religião[editar | editar código-fonte]

A população em Jaraguá do Sul é bastante religiosa.[8] O venerável Aloísio Sebastião Boeing foi sacerdote no município.[9]

Catolicismo Romano
  
72,8%
Protestantismo
  
26,6%
Espiritismo
  
0,6%
Outros
  
2,7%
Igreja em Jaraguá do Sul.

Meio ambiente[editar | editar código-fonte]

No município fica a sede da ONGs ambientalistas Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, que atua na área de educação ambiental e criou o Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA).

Área preservada da Serra do Mar onde fica o Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA). A seta indica o local das instalações para atender as escolas

O CIMA foi implantado numa área preservada de 40,6 hectares de Mata Atlântica no bairro Barra do Rio Cerro que dispõe de uma trilha interpretativa de 1.150 metros de extensão. É usado para as atividades de educação ambiental das escolas de Jaraguá do Sul e região. É uma espécie de sala de aula ao ar livre. O Plano Diretor do Município prevê a transformação desta área preservada em Unidade de Conservação da natureza, na categoria de Parque Natural, que é de proteção integral.

No CIMA os estudantes aprendem sobre a biodiversidade local e sobre os serviços ambientais da Mata Atlântica, como a conservação dos recursos hídricos (rios e nascentes) e o armazenamento de carbono que fica estocado nas árvores e seria liberado para a atmosfera em caso de desmatamento, o que agrava o problema do aquecimento global

Há outras ONGs em Jaraguá do Sul que se propõem a defender o meio ambiente, como a Associação pela Defesa Ambiental de Jaraguá do Sul (ADEAJS).

MORRO DAS ANTENAS
Panorâma de Jaraguá do Sul

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Transporte[editar | editar código-fonte]

Transporte Coletivo Municipal[editar | editar código-fonte]

Possui sistema de transporte municipal (não integrado), com terminal no Centro (antiga Rodoviária), operado pela Viação Canarinho Ltda..

Transporte Coletivo Intermunicipal[editar | editar código-fonte]

A cidade possui Terminal Rodoviário. As empresas que operam atualmente são: Auto Viação Catarinense Ltda., Reunidas S.A. Transportes Coletivos, Empresa União de Transportes Ltda., Viação Nossa Senhora dos Navegantes Ltda., Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo Ltda. – Eucatur, Viação Itapemirim S.A., Brasil Sul Linhas Rodoviárias Ltda., Expresso São Bento Ltda., Auto Viação Venâncio Aires Ltda. – Viasul, Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha S.A., Viação Canarinho Ltda..

Cultura e esporte[editar | editar código-fonte]

Casa Friedel[editar | editar código-fonte]

Casa Friedel é uma edificação histórica construída com a técnica germânica do enxaimel, que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si[10].

Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa[editar | editar código-fonte]

Schützenfest[editar | editar código-fonte]

A Schützenfest ou, Festa dos Atiradores é uma festa que acontece no mês de novembro em Jaraguá do Sul. Ela faz parte das populares festas que acontecem nesse mês em todo o Estado de Santa Catarina e acontece devido a colonização germânica na cidade. Sendo considerada a maior festa de Atiradores do Brasil. Sempre reúne vários turistas do Brasil e do exterior.

Sociedade Cultura Artística

Femusc[editar | editar código-fonte]

Anualmente a cidade sedia o Femusc – Festival de Música de Santa Catarina –, evento que recebe diversos estudantes de vários países. O evento também promove apresentações musicais durante todos os dias do festival, e acontece nas dependências da Scar – Sociedade Cultura Artística.

Arena Jaraguá[editar | editar código-fonte]

A Arena Jaraguá foi inaugurada em 2007 e possui 20.640 m² de área construída. Além de receber eventos esportivos, a Arena Jaraguá também é utilizada para diversos outros tipos de eventos, como shows, feiras, e jogos de Futsal.[11]

No dia 18 de maio de 2013, recebeu o segundo evento brasileiro de 2013 do UFC[12].

Bairros[editar | editar código-fonte]

Jaraguá do Sul no OpenStreetMap

O bairro mais populoso de Jaraguá do Sul é o bairro Ilha da Figueira, que tinha em 2014, 10.094 habitantes, segundo o Instituto Jourdan de Planejamento. Esse bairro é o mais populoso há cerca de 10 anos.

O perímetro urbano do município está dividido em 37 bairros e um núcleo urbano isolado, Santa Luzia[13][14][15].

Bairros Localidades Tifas e vilas
  • Água Verde
  • Águas Claras
  • Amizade
  • Barra do Rio Cerro
  • Barra do Rio Molha
  • Boa Vista
  • Braço Ribeirão Cavalo
  • Centenário
  • Centro
  • Chico de Paulo
  • Czerniewicz
  • Estrada Nova
  • Ilha da Figueira
  • Jaraguá 84
  • Jaraguá 99
  • Jaraguá Esquerdo
  • João Pessoa
  • Nereu Ramos
  • Nova Brasília
  • Parque Malwee
  • Rau
  • Ribeirão Cavalo
  • Rio Cerro I
  • Rio Cerro II
  • Rio da Luz
  • Rio Molha
  • Santa Luzia(núcleo urbano isolado)
  • Santo Antônio
  • São Luís
  • Tifa Martins
  • Tifa Monos
  • Três Rios do Norte
  • Três Rios do Sul
  • Vieira
  • Vila Baependi
  • Vila Lalau
  • Vila Lenzi
  • Vila Nova
  • Alto Garibaldi (São Pedro)
  • Cacilda
  • Garibaldi
  • Grota Funda
  • Jaraguazinho
  • Molha
  • Pedra Branca
  • Ribeirão Aurora
  • Ribeirão das Pedras
  • Ribeirão Grande do Norte
  • Ribeirão Grande da Luz
  • Ribeirão Manso
  • Ribeirão Stinghen
  • Rio da Luz II
  • Rio da Luz Vitória
  • Santa Cruz
  • Santo Estevão
  • Vila Chartres (São João)
  • Canudos
  • Saibreira
  • Tifa Alice
  • Tifa Alma
  • Tifa Aurora
  • Tifa Bape
  • Tifa Blank
  • Tifa da Prata
  • Tifa dos Húngaros
  • Tifa Funil
  • Tifa Germano
  • Tifa Geisler
  • Tifa Guenther
  • Tifa Jararaca
  • Tifa Javali
  • Tifa Lessmann
  • Tifa Macuco
  • Tifa Mathias
  • Tifa Rio Alma
  • Tifa Ribeirão Cascata
  • Tifa Ribeirão Vitória
  • Tifa Terezinha
  • Tifa União
  • Vila Machado

Lista de prefeitos[editar | editar código-fonte]

Intendentes [16][17]
Nome Mandato
1 Max Schubert 1895 a 1898
2 Vitor Rosenberg 1898 a 1911
3 Henrique Piazera 1911 a 1920
4 Leopoldo Jansen 1920 a 1924
5 Artur Müller 1924 a 1925
6 João Doubrawa 1925 a 1926
7 Artur Müller 1926 a 1929
8 Roberto Marquardt 1929 a 1933
9 José Bauer 1933 a 1934
Prefeitos[16][17]
Nome Mandato Observações Nome Mandato Observações
1 Waldemar Grubba 1935 a 1936 18 Eugênio Strebe 1973 a 1977
2 Leopoldo Augusto Gerent 1936 a 1938 19 Victor Bauer 1977 a 1983
3 Rui Stocheler de Souza 1938 20 Sigolf Schünke 1982 a 1983 Vice-prefeito
4 Ramacio Otaviano Seara 1945 a 1946 21 Durval Vasel 1983 a 1989
5 Leônidas Cabral Herbster 1946 a 1947 22 Ademar Frederico Duwe 1989 Vice-prefeito
6 Joaquim Piazera 1947 23 Ivo Konell 1989 a 1993
7 Waldemar Grubba 1947 a 1951 24 Ademar Frederico Duwe 1991 Vice-Prefeito
8 Luciano Demarchi 1950 a 1951 25 Durval Vasel 1993 a 1996
9 Artur Müller 1951 a 1956 26 Geraldo Werninghaus 1997 a 1998
10 Waldemar Grubba 1956 a 1961 27 Irineu Pasold 1999 a 2000
11 Roland Dornbusch 1961 a 1966 28 Irineu Pasold 2001 a 2004
12 Loreno Antonio Marcatto - Vereador 1963 29 Moacir Antônio Bertoldi 2001 Vice-prefeito
13 Victor Bauer 1966 a 1970 30 Moacir Antônio Bertoldi 2005 a 2009
14 Otacílio Pedro Ramos - Vereador 1969 31 Rosemeire Puccini Vasel 2005 a 2006 Vice-prefeita
15 Eugênio Victor Schmöckel 1970 a 1971 Vice-prefeito 32 Cecília Konell 2009 a 2012
16 Eugênio Victor Schmöckel 1971 a 1972 Vice-prefeito 33 Dieter Janssen 2013 a 2016
17 Hans Gehard Mayer 1970 a 1973 34 Antídio Aleixo Lunelli 2017 a 2022
35 José Jair Franzner[18] 2022 a atualidade Prefeito

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «IBGE 2022». IBGE. Consultado em 11 de agosto de 2023 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos municípios - 2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 26 de dezembro de 2014 
  5. «Prefeitura de Jaraguá do Sul». www.jaraguadosul.sc.gov.br. Consultado em 19 de agosto de 2022 
  6. IMETRO, Mônica Foltran | (19 de dezembro de 2022). «Santa Catarina tem cinco municípios entre os 100 maiores PIBs do Brasil». ACN - Agência Catarinense de Notícias. Consultado em 7 de agosto de 2023 
  7. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome POP_2020
  8. http://populacao.net.br/populacao-jaragua-do-sul_sc.html
  9. «Promulgation of Decrees of the Dicastery for the Causes of Saints». press.vatican.va. Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  10. Preservação do setor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul Arquivado em 21 de agosto de 2017, no Wayback Machine. Dom 7 - 2017
  11. «Arena Jaraguá». Fundação Municipal de Esportes. Consultado em 6 de outubro de 2008. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2009 
  12. http://oglobo.globo.com/blogs/mma/posts/2013/03/05/ufc-anuncia-ufc-jaragua-do-sul-com-vitor-belfort-na-luta-principal-488647.asp
  13. «Listagem de ruas em ordem numérica» (PDF). Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. Consultado em 17 de setembro de 2008 [ligação inativa]
  14. «Mapa de Bairros - uMap». umap.openstreetmap.fr. Consultado em 8 de janeiro de 2020 
  15. «Prefeitura de Jaraguá do Sul». www.jaraguadosul.sc.gov.br. Consultado em 8 de janeiro de 2020 
  16. a b «Os Prefeitos na História de Jaraguá do Sul». Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. Consultado em 6 de outubro de 2008. Arquivado do original em 16 de setembro de 2008 
  17. a b «Prefeitura de Jaraguá do Sul». www.jaraguadosul.sc.gov.br. Consultado em 8 de janeiro de 2020 
  18. «Legislativo dá posse ao novo prefeito de Jaraguá do Sul». Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. 4 de abril de 2022. Consultado em 23 de março de 2023 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Jaraguá do Sul